Modelo home office dá novo ritmo à Venda Direta

Modelo home office dá novo ritmo à Venda Direta

Estudo aponta crescimento do modelo híbrido no Brasil, impactando positivamente a forma como revendedores se conectam e prosperam

Uma pesquisa recente da ABRH Brasil em parceria com a Umanni revela que quase metade das empresas brasileiras (46,2%) já adotou o modelo híbrido de trabalho. Essa tendência de flexibilização da rotina e na forma de valorizar a qualidade de vida, tem dado ainda mais força ao setor de Venda Direta, transformando a maneira como os revendedores atuam e se conectam com os consumidores.

Redes sociais, plataformas online e ferramentas de gestão remota têm possibilitado atender clientes, divulgar produtos e concretizar vendas de forma individualizada de qualquer lugar. Para os empreendedores da venda direta, antigo porta a porta ou por catálogo, essa mudança representa maior autonomia, potencial de escalabilidade, alcance nacional e redução de custos operacionais. Ainda realizando um recorte, para as mulheres, que representam mais de 60% do segmento, essa flexibilidade é ideal para conciliar a vida profissional e pessoal. Já para os jovens, entre 18 e 29 anos, que representam 49,5% do setor, a liberdade é um fator fundamental na hora da escolha e a atividade pode ser conciliada com faculdade e estudo, trazendo uma renda adicional.

Os números reforçam

Dados da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD) corroboram essa tendência, apontando para um crescimento constante da migração para o digital no setor, com destaque para o uso de canais de relacionamento e técnicas de venda personalizadas via WhatsApp.

A pesquisa revela os canais de venda mais utilizados no ambiente digital: entre os entrevistados, 36% afirmaram que as redes sociais são seu principal canal de vendas, enquanto 13% preferem plataformas online específicas. Quando analisados os canais online mais utilizados, as redes sociais lideram com 41% de participação, seguidas por marketplaces com 10%, plataformas próprias com 8% e outros canais 16%.

Para Adriana Colloca, presidente da ABEVD, a Venda Direta que era apenas presencial, evoluiu com a sociedade e seus hábitos. “Com milhões de usuários ativos em plataformas como Instagram, Facebook, Whatsapp e TikTok, os empreendedores encontram um ambiente propício para divulgar produtos e suas formas de usá-los, criar relacionamentos com clientes e expandir as redes de contatos”, explica.

Novo caminho das revendedoras

Esse cenário tem impulsionado trajetórias como as de Lea Santos, natural de Maranhão, e Verônica Silva, de Pernambuco, representantes da Crystallini Cosmetics, que hoje operam de forma totalmente remota. Ambas iniciaram suas atividades com lojas físicas, mas encontraram no digital uma alternativa para continuar empreendendo diante de transformações em suas vidas. “A loja física já não atendia minhas necessidades, então migrei para o digital”, relata Lea, que atualmente realiza vendas para diversas regiões do Brasil através de plataformas online.

Verônica compartilha que o nascimento de seu filho foi um fator determinante para a mudança. “Queria estar mais presente na rotina dele e, ao mesmo tempo, continuar trabalhando. Hoje, consigo manter minhas atividades de vendas mesmo fora de casa, com mais autonomia”, explica.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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