ConectaPR começa em Curitiba com foco em inovação, negócios e conexões

Evento do Sebrae/PR movimenta o ecossistema paranaense com conteúdo, feira de startups, conexões estratégicas e atividades voltadas aos negócios
Foi dada a largada ao 11º ConectaPR, evento que movimenta o ecossistema de inovação paranaense. Promovido pelo Sebrae/PR, com apoio de instituições parceiras, o encontro reúne mais de 1.100 participantes, que acompanham painéis, visitam expositores e participam de diferentes espaços de conexão.
Durante os dois dias de programação, a inovação aparece não como um conceito, mas como resposta a problemas cotidianos das empresas, como aponta o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.
“Quando a inovação é aproximada da realidade de cada setor, ela deixa de ser um conceito distante e se torna uma ferramenta para resolver desafios concretos dos pequenos negócios. O papel do Sebrae/PR é facilitar essas conexões, aproximando empreendedores, startups, especialistas e instituições para transformar conhecimento em oportunidade”, afirma.
Ao todo, 380 pessoas de diferentes regiões do estado vieram em caravanas para participar do primeiro dia do ConectaPR. O secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Marcos Stamm, destaca a integração entre diferentes atores do ecossistema.
“Temos um trabalho cooperado, com a integração de diferentes atores para seguir desenvolvendo o que está sendo feito no Paraná. É uma honra receber, ser palco e ter esse movimento aqui em nosso estado”, celebra.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Curitiba, Antonio Sergio da Silva Bento, o ConectaPR é uma oportunidade importante para fortalecer as conexões que fazem a inovação acontecer.
“Curitiba tem um ecossistema formado por startups, empresas, investidores, instituições e ambientes de inovação que trabalham juntos para transformar ideias em negócios e desenvolvimento econômico. A participação do Vale do Pinhão no evento mostra a força dessa rede e amplia as oportunidades de conexão com iniciativas de todo o Paraná e do Brasil. É assim que fortalecemos Curitiba como um ambiente cada vez mais preparado para empreender, inovar e gerar novas oportunidades”, afirma o secretário.
Já Alejandro Ocampo, cônsul adjunto da República Argentina, destacou a parceria entre os países vizinhos e a participação de representantes, lideranças e empreendedores argentinos, em especial da Província de Misiones.
“Sempre falo que o Paraná é um exemplo por todo o trabalho realizado em prol do desenvolvimento e apoio às empresas. Somos sempre muito receptivos. É uma oportunidade para estreitar laços e ampliar ainda mais os negócios entre nossos países”, ressalta.
A presença de entidades representativas do setor produtivo também reforçou o caráter integrado do evento. Para Ari Faria Bittencourt, presidente interino da Fecomércio PR, a aproximação entre pequenos negócios, startups e novas tecnologias é fundamental para ampliar a competitividade das empresas.
“Esse é um trabalho muito importante e que impacta diretamente todos os pequenos negócios, em especial o pequeno comerciante e quem está começando. O Sebrae/PR ajuda com conhecimento, orientação e estrutura para que esses empreendedores participem melhor do mercado”, ressalta.
Movimentação estadual

Uma das caravanas veio da região central do Paraná. Cerca de 90 participantes saíram de Ponta Grossa e Guarapuava para acompanhar o evento.
Pedro Brandão, de Ponta Grossa, cursa o segundo ano de Administração e Comércio Exterior na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É a primeira participação dele no ConectaPR. O convite surgiu a partir do Vale dos Trilhos, ecossistema de inovação do município.
“Vim em busca de experiência e conhecimento. A ideia é aumentar os horizontes, conhecer coisas diferentes, ouvir histórias diferentes e mudar a forma como a gente enxerga o mundo”, contou.
Brandão diz estar interessado em fazer conexões que possam contribuir para projetos em desenvolvimento. Ainda nos primeiros momentos da programação, ele já havia passado pelos estandes das startups e acompanhado a movimentação dos participantes.
“Às vezes, uma conversa rápida, um pitch de corredor, pode mudar totalmente a nossa cabeça e transformar algo que estamos construindo”, afirmou.
Em atividade
Uma das expositoras é a Lavo na Vaga, de Curitiba, que conecta pessoas interessadas em lavar o carro a equipes de lavadores, em um modelo de atendimento sob demanda. A proposta é levar o serviço até o cliente, seja em casa, no trabalho ou em condomínios, reduzindo o deslocamento e o tempo gasto com esse tipo de demanda.
Segundo Tiago Demoral, técnico de operação da startup, a empresa está no mercado há oito meses e surgiu a partir da percepção de uma oportunidade dentro dos condomínios. O sócio dele, Henrique, já atuava com mercados autônomos nesses espaços e identificou que havia demanda por um serviço de lavagem de veículos que respeitasse as limitações dos residenciais, como restrições ao uso de água e energia.
A solução encontrada foi trabalhar com limpeza a seco. Dessa forma, a equipe leva os próprios materiais e consegue realizar o atendimento dentro dos condomínios, sem depender da estrutura do local.
“A pessoa não precisa mais ir até um lava-car. A gente manda uma equipe até ela, para que ganhe tempo e tenha o carro limpo”, explicou Tiago.
A participação no evento também tem relação com a aproximação da startup com o Sebrae/PR. Para Tiago, é uma oportunidade de apresentar a solução, conversar com pessoas de diferentes regiões do Paraná e ampliar conexões para o crescimento do negócio.
“Tem muita gente passando por aqui. É gente de vários locais do Paraná, então está muito legal. Tem muita conexão para fazer e uma oportunidade para seguir ampliando nossa atuação”, afirmou.
O ConectaPR começou nesta sexta-feira (24) e segue no sábado (25), a partir das 9h, com programação voltada a negócios, inovação e conexões, incluindo palestras, feira de startups, rodadas de negócios, mentorias, workshops e espaços de conexões. Mais informações em: https://sebraepr.com.br/lp/conecta/
Lideranças presentes
A abertura do evento também contou com a presença de lideranças de diferentes instituições ligadas ao desenvolvimento econômico, inovação, turismo, indústria, comércio, cooperativismo, educação profissional e integração internacional. Participaram José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR; Luciano Bartolomeu, secretário do Turismo do Estado do Paraná (Setur); Dário Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; Nelson Costa, superintendente da Fecoopar e superintendente adjunto da Ocepar; Marco Aurélio Pelegrina, diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti); João Arthur Mohr, superintendente da FIEP; Gastão Gonchorovski, diretor de ESG da Faciap; Jefrey Kleine Albers, gerente do Departamento Técnico, Econômico e Legal da FAEP; Sidnei Lopes de Oliveira, diretor regional do Senac; Fabiano Scheer Hainosz, head de Tecnologia e Inovação do Senai; e Marcelo Moura Fernandes, diretor da Hotmilk.
A delegação de Misiones, na Argentina, também esteve representada por Nicole Neyra, subsecretária de Innovación Industrial, representando o Ministério de Indústria; e Daniela Acosta, diretora executiva do Parque Tecnológico Misiones (PTMI).
Crédito das fotos: Inove








