Grupo Educacional Bom Jesus completa 129 anos

Grupo Educacional Bom Jesus completa 129 anos

O Colégio Bom Jesus está entre as sete marcas do Grupo que vem reforçando a missão de construir uma educação integral, humanista e solidária

O Grupo Educacional Bom Jesus completa 129 anos no próximo domingo, 11 de maio. É um centenário e mais quase três décadas de história dedicados à formação de crianças e jovens, em cinco estados brasileiros. Ao longo desse tempo, o Colégio vem reforçando sua missão de construir uma educação integral, inspirada nos valores e nas virtudes de São Francisco de Assis, em um ambiente que preza pelo cuidado físico e emocional de seus alunos, professores e funcionários.

“Buscamos diariamente cultivar e incentivar o amor, o respeito e a humildade em cada uma de nossas ações, para que essas ideias ecoem e reverberem por toda a nossa comunidade. É importante relembrarmos que São Francisco de Assis nos deixou muitos exemplos de ser e de viver, e é nesses ideais que nos inspiramos para a formação de uma sociedade melhor”, destaca o presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei João Mannes.

O Frei também lembra do ensinamento do Papa Francisco, referindo-se ao Pacto Global por uma educação integral e humanizadora. “Nós, encorajados pelo Pacto, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar em conjunto: família, escola e sociedade, para que juntos possamos formar seres humanos conscientes de seu papel no mundo”, afirma.

Um dos projetos desenvolvidos pelo grupo educacional é o Virtudes e Atitudes, que já acontece há mais de 20 anos. No Colégio Bom Jesus, por exemplo, a cada série, os professores trabalham uma virtude com seus alunos, sendo as principais: amor, confiança, diálogo, disciplina, fraternidade, gratidão, humildade, perseverança, prudência, respeito, sabedoria, solidariedade e união. Essa é uma iniciativa do Colégio que envolve alunos, familiares, professores e sociedade em uma partilha de conhecimento e consciência de responsabilidade social.

A Amorografia é mais um conceito exclusivo do Colégio Bom Jesus e que faz parte do dia a dia. É a junção dos três pilares que sustentam a formação dos alunos. “A educação de excelência, que é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional; a formação socioemocional, que faz nossos alunos desenvolverem a autonomia, a empatia e a resiliência; e os valores franciscanos, que moldam o caráter dos nossos estudantes e os preparam para servir ao próximo com todas as suas potencialidades”, resume Frei João Mannes.

Outra iniciativa é o projeto Bom Jesus Social, que tem como objetivo principal educar para o humanismo solidário, formar profissionais comprometidos com o meio social em que estão inseridos e contribuir para uma constante interação entre a teoria e a prática.

“A cada ano que passa, somamos motivos para agradecer a confiança e o apoio dos estudantes, das famílias, dos educadores, dos funcionários e de toda a comunidade que nos acompanha e acredita na nossa missão de ensinar com propósito para uma formação integral”, destaca o diretor-geral do Grupo Educacional Bom Jesus, Jorge Apóstolos Siarcos.

História

O Grupo Educacional Bom Jesus iniciou suas atividades em 1896, com a fundação da Escola Popular Alemã Católica, que em 1902 passou a ser administrada pelos frades franciscanos e foi transferida para a Rua 24 de Maio, em Curitiba (PR). Em 1909, foi fundada a Paróquia Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa (também na capital paranaense), e dois anos depois foi construída a sede da escola, ao lado da igreja, na rua Alferes Poli.

Atualmente, o Grupo é composto pelas marcas Colégio Bom Jesus; FAE Centro Universitário; Editora Bom Jesus; Teatro Bom Jesus; LaCe – Language Center; Gráfica Bom Jesus; Valor Brasil – produtos promocionais; e MindHub, um hub de inovação sediado no 8.º andar do prédio FAE Business School, em Curitiba (PR). O Colégio possui unidades em cinco estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *