Mais de 86% das empresas brasileiras planejam aprimorar a governança corporativa em 2025

Mais de 86% das empresas brasileiras planejam aprimorar a governança corporativa em 2025

Dado reforça a importância do 8º Seminário de Finanças e Governança Corporativa, promovido pelo IBEF-PR e IBGC, que ocorre em 13 de maio

Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) revelou que 86,8% dos conselheiros e executivos brasileiros consideram provável ou muito provável o aprimoramento das práticas de governança corporativa em suas empresas ao longo de 2025. Esse dado destaca a relevância do 8º Seminário de Finanças e Governança Corporativa, que será realizado no dia 13 de maio, a partir das 12h30, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), reunindo líderes empresariais, conselheiros e especialistas para debater os desafios e oportunidades na governança corporativa e nas finanças.

Segundo o estudo do IBGC, além da intenção de aprimorar a governança, 53,6% dos entrevistados acreditam que suas empresas estão preparadas para enfrentar choques externos nos próximos 12 meses. Entre os principais focos de investimento para 2025 estão a expansão de mercado (55,3%), o capital humano (33,2%) e a inteligência artificial (30,4%).

“O momento atual exige que as lideranças estejam preparadas para lidar com um ambiente cada vez mais dinâmico, regulado e exigente. A governança corporativa deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade estratégica. É por isso que este seminário é tão importante, pois proporciona reflexões profundas e práticas para quem está à frente das decisões”, afirma Carlos Peres, presidente do IBEF-PR.

O seminário contará com palestras, painéis e debates sobre temas como inovação, gestão de riscos, compliance e o impacto da inteligência artificial na governança corporativa. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site do IBGC.

Valeria Café, diretora-geral do IBGC, destaca que “o evento abordará temas muito atuais e importantes atrelados à governança corporativa e às tendências dos mercados, desde a inteligência artificial, passando pela sucessão nas empresas e a sustentabilidade socioambiental. É uma boa oportunidade de atualização quanto aos rumos da economia e dos negócios.”  Janete Anelli, coordenadora-geral do Capítulo Paraná, acrescenta: “Também teremos um coquetel exclusivo para comemorar os 30 anos do IBGC, os 20 anos do Capítulo Paraná da entidade e os 40 anos do IBEF-PR, proporcionando networking e troca de experiências entre os presentes. A celebração será o encerramento ideal para um dia de debates sobre os desafios e tendências em finanças e governança corporativa, promovido pelo 8º Seminário de Finanças e Governança Corporativa.”

Programação

A programação começará às 14h com o painel 30 anos de governança no IBGC, que contará Yuri Müller Ledra, vice-presidente Jurídico e de Compliance Copel (Companhia Paranaense de Energia) e Deborah Wright, presidente do Conselho de Administração do IBGC. Na sequência, às 14h40, Sandro Guedes, Head of Brazil Corporate Team no Google, discutirá o A nova era de gestão: como a inteligência artificial está redefinindo a estratégia corporativa

Às 15h15, o tema De geração em geração: experiências e lições em sucessão empresarial ganhará destaque com Renata Abravanel, presidente do conselho do Grupo Silvio Santos, e Paula Setubal, conselheira da Dexco S.A. A moderação será de Cristiano Roveda, sócio-fundador da Roveda & Marcelino Sociedade de Advogados.

No final da tarde, às 16h45, o debate Sustentabilidade e impacto social reunirá Ariane Santos, fundadora e CEO da Badu Design; Marcelo Rosenbaum, direção criativa e presidente do Instituto A Gente Transforma; e Miriam Andrade, membro do comitê de sustentabilidade do Portobello Grupo. A moderação ficará por conta de Gabriel Alencar, chief revenue officer (CRO) da DEEP ESG, empresa do ecossistema TOTVS. às 18h10, Rita Mundim, diretora da Aporte Educacional, comentarista econômica da Rádio Itatiaia e da CNN Brasil, fará análise sobre Cenário político e econômico: desafios e oportunidades.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *