B3 comemora lançamento de futuros de Ethereum e Solana

B3 comemora lançamento de futuros de Ethereum e Solana

Toque de Campainha dos Futuros de Ethereum e Solana da B3 contou com as presenças dos parceiros Ancord, BTG, CM Capital, EQI, Genial, Inter, Nelogica, Santander, Warren e XP

Foi realizado nesta segunda-feira (16), na B3, a bolsa do Brasil, o toque de campainha para celebrar o lançamento dos futuros de Ethereum e Solana. Os novos futuros de criptoativos começaram a ser negociados nesta segunda-feira e, desde sua estreia, contam com formadores de mercado, agentes que negociam os produtos e ajudam a trazer liquidez e confiabilidade para a formação de preços.

Os contratos futuros de Ethereum e Solana têm a cotação em dólares americanos e referenciados aos índices Nasdaq Ether Reference Price e Nasdaq Solana Reference Price, respectivamente.
“Com o lançamento dos contratos futuros de Ethereum e Solana, dois dos criptoativos mais relevantes do mercado global, a B3 se consolida como uma plataforma completa e segura para a negociação desse tipo de ativo. Essa evolução, inclusive, é uma resposta ao sucesso do futuro de Bitcoin que com pouco mais de um ano de lançamento já é negociado na casa acima dos 20 bilhões de reais por dia, além do próprio portfólio de ETFs de cripto que hoje já conta com 21 estratégias nas mais diversas criptomoedas”, afirma Felipe Gonçalves, superintendente de Produtos, Juros e Moedas na B3.

Alteração do tamanho do contrato

Recentemente, a CVM aprovou a redução do tamanho do contrato do Futuro de Bitcoin em dez vezes. Com isso, a partir de 16/06/2025, o contrato Futuro de Bitcoin passa a valer 0,01 Bitcoin (cerca de R$ 6 mil). O objetivo da redução é tornar o produto mais acessível e facilitar a entrada de um número maior de investidores. Além disso, a redução do tamanho do contrato pode aumentar a liquidez do produto e reduzir os custos nas negociações.

Outra novidade é que desde 8/5 os investidores dos Estados Unidos passaram a ter acesso a dois novos produtos listados na B3: o futuro de Bitcoin e a Rolagem de Futuro de Bitcoin.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *