Pix automático e QR Code revolucionam pagamentos entre empresas

Pix automático e QR Code revolucionam pagamentos entre empresas

Até 2027, as transações B2B movimentarão cerca de R$ 570 trilhões; facilitar os pagamentos empresariais faz parte dessa evolução

A necessidade de modernizar os processos financeiros vem incentivando a transformação no mercado de pagamento business-to-business (B2B). Segundo um estudo da Jupiter Research, as transações B2B devem movimentar aproximadamente R$570 trilhões globalmente até 2027, representando uma parcela significativa da economia.

O Pix automático e as demais novidades financeiras chegaram para simplificar pagamentos entre organizações e transformar drasticamente um cenário antes marcado pela burocracia, defende Paloma Oliveira, Coordenadora Administrativa da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para companhias. “O pagamento via QR code também contribui nesse sentido. Essas tecnologias agilizam transações, reduzem custos, aumentam a transparência e facilitam a gestão financeira. Antes, as empresas precisavam lidar com múltiplas transações bancárias para pagar fornecedores; agora, esse processo está muito mais simples”, defende.

Métodos de pagamento tradicionais, como transferências bancárias via TEC e DOC (descontinuados em 2024 pelo desinteresse dos brasileiros), cheques e boletos, apresentavam várias limitações: tempos de processamento longos, altas taxas de transação e a necessidade de conciliação manual, o que tornava o processo mais suscetível a erros e fraudes.

“Devido aos altos valores envolvidos, a complexidade dos pagamentos B2B exige atenção especial para garantir que todas as operações sejam realizadas sem erros e registradas detalhadamente. Etapas como autenticação, assinatura, registro e emissão de documentos fiscais são fundamentais nesse processo complexo”, analisa Paloma.

Ainda segundo o estudo, os pagamentos instantâneos representarão 42% de todas as transações internacionais até 2028, um crescimento significativo em comparação aos 17% de 2024. “Para empresas que buscam eficiência operacional, as novas soluções de pagamentos B2B são estratégicas, pois eliminam processos manuais e repetitivos, além de garantir maior controle e previsibilidade financeira”, completa a executiva.

Além dos pagamentos instantâneos, hoje já existem plataformas integradas diretamente aos ERPs das empresas; fintechs que oferecem soluções de crédito e financiamento B2B com menos burocracia; sistemas de digitalização de faturamento por plataformas de e-invoicing que emitem, enviam e recebem faturas eletrônicas; e as carteiras digitais e aplicativos, como PayPal e Google Pay, que facilitam transações rápidas e pagamentos nacionais e internacionais.

“Acompanhar a evolução dos meios de pagamentos mostra com clareza a intensidade da competitividade do ambiente corporativo, tornando os negócios mais dinâmicos, inovadores e fluidos”, finaliza Paloma.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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