Confiança é fator prioritário para tomada de decisões em bancos e empresas no ambiente digital

Confiança é fator prioritário para tomada de decisões em bancos e empresas no ambiente digital

Pesquisa aponta que 93% das empresas já tratam a confiança como parte da estratégia

Durante a Febraban Tech 2025, a Unico, rede de validação de identidade, em parceria com o TEC Institute e a MIT Technology Review apresentam estudo, que confirma a confiança como fator crucial para tomada de decisões por representantes de bancos e empresas. O levantamento revela que 93% das empresas brasileiras tratam o tema como elemento central de suas estratégias.

“Com os avanços tecnológicos e seus impactos no aumento das ameaças no ambiente digital, a confiança passou a ser um diferencial estratégico e crucial para a tomada de decisões. Ela define como os clientes percebem a segurança, a proteção dos seus dados e a fluidez das interações”, afirma Guilherme Ribenboim, head da Unico Brasil. “Com esse estudo, a Unico busca consolidar-se como infraestrutura de confiança, pois está comprometida em oferecer soluções inovadoras, que são capazes de enfrentar os desafios e necessidades de seus clientes”, complementa.

A pesquisa, realizada com executivos das áreas de tecnologia, segurança e produto, também destaca outros quatro aspectos centrais sobre a confiança no ambiente digital:

  • Integração da identidade digital à experiência do usuário: O estudo mostra que 90% das empresas já incorporam a identidade digital ao fluxo do produto, e 88% afirmam desenvolver soluções de autenticação com foco em redução de atritos. Essa evolução mostra um redesenho da jornada digital, em que segurança e experiência caminham juntas.

“Estamos diante de uma mudança de paradigma. A confiança tornou-se um ativo estratégico que impacta diretamente os modelos de negócios”, analisa Rafael Coimbra, editor-executivo da MIT Technology Review. “O estudo mostra que as empresas mais avançadas já entendem que segurança e experiência não são opostos — são complementares e essenciais para a reputação”.

  • Outro ponto é o avanço da autenticação passiva e adaptativa; Segundo o levantamento, 67% das empresas já utilizam essas tecnologias, que operam em segundo plano e ajustam a segurança com base no comportamento e no contexto do usuário, garantindo proteção com fluidez. No setor financeiro, essa adoção atinge 82%.
  • O estudo ainda mostrou como a confiança é medida e acompanhada. Atualmente, 77% das empresas monitoram dados como taxas de conversão, abandono e tempo de autenticação, e os correlacionam com o reforço da confiança no ambiente digital. Por outro lado, 23% dos respondentes ainda não utilizam indicadores formais, o que sinaliza uma necessidade de amadurecimento do tema. Medir confiança se mostra desafiador, mas também muito necessário para tangibilizar seu impacto nos negócios.
  • Os resultados do levantamento apontam que a governança da confiança ainda é heterogênea. Embora 81% das organizações já contem com lideranças dedicadas ao tema, 16% ainda operam sem um responsável específico para o tema, o que pode gerar fragilidades operacionais e comprometer a consistência das iniciativas, sobretudo em contextos regulatórios mais rigorosos.

“Nosso próximo passo é dar escala às práticas que já demonstraram efetividade, como a identidade digital integrada e a autenticação adaptativa ao longo de toda a jornada do cliente. Também é essencial consolidar indicadores de desempenho, que nos ajudem a mensurar o impacto real da confiança nas estratégias de negócio”, reforça Ribenboim.

“Fortalecer a governança da confiança é indispensável. Acreditamos que as empresas, em breve, passarão a ter lideranças responsáveis pelo tema, atuando de forma integrada com produto, tecnologia, compliance e marketing. Confiança deve ser um eixo transversal, que conecta experiência, segurança e reputação”, conclui Coimbra.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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