Inteligência Artificial é tema de destaque no setor atacadista

Inteligência Artificial é tema de destaque no setor atacadista
Eduardo Terra. Foto/Luciana Cássia

Embora seja prioridade, IA ainda não se tornou realidade nas empresas brasileiras

A inteligência artificial e as novas tecnologias aplicadas aos negócios marcaram o segundo dia da 44ª Convenção Nacional do Canal Indireto, promovida pela Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (Abad), em Atibaia (SP). Participam do evento, 850 empresários e representantes do setor atacadista e distribuidor.

De acordo com o consultor Eduardo Terra, que fez a palestra de abertura da Convenção, a inteligência artificial é prioridade nas empresas brasileiras, mas ainda não se tornou realidade. “Mesmo quem está mais avançado ainda está no início dessa jornada. Quem entender primeiro como aproveitar bem a evolução da tecnologia irá criar vantagens competitivas de longo prazo”.

Ainda segundo o consultor, a IA é uma tecnologia exponencial, em pouco tempo, ela dobra ou quadruplica sua capacidade de geração de insights e de transformação dos negócios. “Ficar para trás se torna um grande risco, pois poderá se abrir um gap impossível de ser alcançado. Por isso, quanto antes as empresas se movimentarem, será melhor. E se a concorrência estiver parada, melhor ainda. Portanto, os empresários são devem ter medo de mergulhar no mundo da Inteligência Artificial.

Ele informou que na China, a disciplina Inteligência Artificial se tornou obrigatória nas escolas, a partir deste ano. Na sua avaliação, a IA e a digitação vão garantir que as empresas se mantenham competitivas. “Quem não passar por esse processo terá sérios problemas”, adverte.

Eduardo Terra destaca que da mesma forma como a internet deixou de ser um diferencial para se tornar parte do cotidiano das empresas, pois abriu outras possibilidades de interação com os clientes e novos modelos de negócios, a Inteligência Artificial irá transformar os negócios.

Transformação Digital

No painel Inovação e Tecnologia, especialistas mostraram aos participantes da Convenção como a transformação digital pode levar o B2B a um novo patamar. O palestrante norte-americano, Jason Lambert, afirmou que as pessoas são a parte mais importante do processo de transformação de uma empresa. “Digitalizar é a base para empoderar a linha de frente. Os resultados alcançados são o melhor desempenho; nível de serviço superior e maior compreensão sobre a própria performance”.

A CEO da Mtrix, Maria Cabral, ressaltou que a tecnologia não é uma vantagem competitiva, mas sim um pré-requisito. Para ela, a transformação digital só gera valor real quando conecta tecnologia, processos e pessoas com um processo claro e colaborativo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *