Inteligência Artificial é tema de destaque no setor atacadista

Eduardo Terra. Foto/Luciana Cássia
Embora seja prioridade, IA ainda não se tornou realidade nas empresas brasileiras
A inteligência artificial e as novas tecnologias aplicadas aos negócios marcaram o segundo dia da 44ª Convenção Nacional do Canal Indireto, promovida pela Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (Abad), em Atibaia (SP). Participam do evento, 850 empresários e representantes do setor atacadista e distribuidor.
De acordo com o consultor Eduardo Terra, que fez a palestra de abertura da Convenção, a inteligência artificial é prioridade nas empresas brasileiras, mas ainda não se tornou realidade. “Mesmo quem está mais avançado ainda está no início dessa jornada. Quem entender primeiro como aproveitar bem a evolução da tecnologia irá criar vantagens competitivas de longo prazo”.
Ainda segundo o consultor, a IA é uma tecnologia exponencial, em pouco tempo, ela dobra ou quadruplica sua capacidade de geração de insights e de transformação dos negócios. “Ficar para trás se torna um grande risco, pois poderá se abrir um gap impossível de ser alcançado. Por isso, quanto antes as empresas se movimentarem, será melhor. E se a concorrência estiver parada, melhor ainda. Portanto, os empresários são devem ter medo de mergulhar no mundo da Inteligência Artificial.
Ele informou que na China, a disciplina Inteligência Artificial se tornou obrigatória nas escolas, a partir deste ano. Na sua avaliação, a IA e a digitação vão garantir que as empresas se mantenham competitivas. “Quem não passar por esse processo terá sérios problemas”, adverte.
Eduardo Terra destaca que da mesma forma como a internet deixou de ser um diferencial para se tornar parte do cotidiano das empresas, pois abriu outras possibilidades de interação com os clientes e novos modelos de negócios, a Inteligência Artificial irá transformar os negócios.
Transformação Digital
No painel Inovação e Tecnologia, especialistas mostraram aos participantes da Convenção como a transformação digital pode levar o B2B a um novo patamar. O palestrante norte-americano, Jason Lambert, afirmou que as pessoas são a parte mais importante do processo de transformação de uma empresa. “Digitalizar é a base para empoderar a linha de frente. Os resultados alcançados são o melhor desempenho; nível de serviço superior e maior compreensão sobre a própria performance”.
A CEO da Mtrix, Maria Cabral, ressaltou que a tecnologia não é uma vantagem competitiva, mas sim um pré-requisito. Para ela, a transformação digital só gera valor real quando conecta tecnologia, processos e pessoas com um processo claro e colaborativo.