Maioria dos pequenos negócios abraça a Inteligência Artificial para aumentar resultados

Maioria dos pequenos negócios abraça a Inteligência Artificial para aumentar resultados

Novas tecnologias estão disseminadas por meio de aplicativos de uso diário pelos empreendedores, aponta pesquisa do Sebrae

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade no cotidiano da maioria das micro e pequenas empresas brasileiras. É o que aponta o estudo “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025”, realizado pelo Sebrae. Na pesquisa espontânea, 44% dos empreendedores afirmam que já fizeram uso de algum tipo de IA. Mas, quando indagados sobre a adoção de plataformas específicas, esse percentual cresce significativamente.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o estudo confirma que as tecnologias inovadoras estão revolucionando o modo de empreender e não podem ser ignoradas pelos pequenos negócios, nem mesmo pelos microempreendedores individuais. “A inteligência artificial é um conceito que não tem mais volta. Os pequenos negócios podem fazer a gestão da empresa com o celular na mão. O Sebrae tem trabalhado para capacitar e apoiar nossos empreendedores nessa jornada, ampliando o nível de digitalização em todo o país. Contamos com o engajamento de diversos parceiros e com as políticas públicas que vêm sendo implementadas pelo governo do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin, por meio de programas como o Brasil Mais Produtivo”, afirma.

O levantamento mostra que 8 em cada 10 já usaram GPS, 77% dizem que já tiveram alguma experiência com programas de reconhecimento facial, 56% já utilizaram assistentes virtuais e 52% disseram usar aplicativos que melhoram a qualidade de imagens. Essas ferramentas, muitas vezes integradas a aplicativos de uso diário, demonstram a capilaridade da IA em funções básicas e essenciais para a operação dos negócios.

O Sebrae identificou ainda o uso de outros recursos, como Chat GPT, Deep Seek, Copilot, Gemini e outros de textos generativos (51%); ferramentas digitais de geração de imagem (44%); chatbots com robôs no Whatsapp (41%); chatbots de vendas (30%); dispositivos inteligentes que controlam luz, temperatura e outros aspectos da empresa (22%); eletrodomésticos inteligentes (21%); e bate-papo com robôs que tiram dúvidas financeiras (20%).

IA e o Perfil do Empreendedor

A análise por porte de empresa revela que, quanto maior o tamanho do negócio, mais intenso é o uso de Inteligência Artificial. Na pesquisa espontânea, as empresas de pequeno porte (EPP) são as que mais afirmam ter feito uso de IA (65%) contra 35% dos microempreendedores individuais (MEI).

Esse mesmo comportamento é identificado no aspecto da escolaridade do empreendedor. Segundo a manifestação espontânea, o uso de IA é intenso entre os donos de negócio que têm maior escolaridade, em especial, entre aqueles com nível superior (60%) e com pós-graduação (75%).

Também de acordo com a tendência geral da sociedade, entre os empresários mais jovens, o uso da IA é maior. Empreendedores com até 34 anos são os que mais utilizam a tecnologia (56%). Já para aqueles com 65 anos ou mais, esse uso cai para 38%.

Quando as perguntas são feitas de forma estimulada, analisando o uso de aplicações digitais específicas, a tendência se mantém, embora os resultados sejam expressivamente maiores. O levantamento mostrou que 92% das EPP usam GPS, seguidas das microempresas (ME), com 86%, e dos MEI (80%). Já o reconhecimento facial foi experimentado por 79% das EPP, 77% das ME e 76% dos Microempreendedores Individuais. Neste caso, os usos mais comuns são via relacionamento com bancos, desbloqueio de celular e uso na entrada dos estabelecimentos.

Considerando o gênero dos empreendedores, em geral, na pesquisa espontânea, o uso é equivalente entre homens e mulheres. Mas, quando analisadas em particular, algumas aplicações se mostram mais procuradas especificamente por empreendedoras, como: aplicativos que otimizam fotos (60% das mulheres contra 48% dos homens), Chat GPT, Deep Seek, Copilot, Gemini e outros de textos generativos (57% das mulheres contra 47% dos homens), assistentes virtuais (61% das mulheres contra 53% dos homens) e reconhecimento facial (79% das mulheres contra 75% dos homens).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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