Procura por eventos corporativos cresce 15,96%

Procura por eventos corporativos cresce 15,96%

Levantamento aponta alta na demanda por orçamentos em entre janeiro e maio de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior

De janeiro a maio de 2025, o mercado de eventos corporativos no Brasil teve alta de 15,96% no volume de pedidos de orçamento para feiras, congressos, convenções, seminários, reuniões, palestras e workshops, em comparação ao mesmo período de 2024. É o que revela um levantamento da DataEventos, plataforma de inteligência de mercado da startup MeEventos, que acompanha a movimentação de mais de 1,6 mil empresas do setor e analisou mais de 50 mil solicitações de propostas, e 20 mil eventos corporativos realizados entre 2024 e 2025.

Em janeiro, a alta foi de 13,8%; em fevereiro, 15,6%; em março, 26,1%; em abril, 6,4%; e em maio, 18,9%. Segundo Tiago Ferreira, fundador e CEO da MeEventos, o cenário é reflexo da consolidação dos encontros presenciais como estratégia de fortalecimento de marca e relacionamento com públicos estratégicos.

“No início do ano as empresas fazem planejamento estratégico para as ações ao longo do ano, por isso, há um grande aumento no número de orçamentos durante este período. Outra questão, é a demanda por eventos presenciais como ferramenta estratégica de relacionamento e reforço institucional, porque, apesar dos eventos virtuais terem sua utilidade, eles não entregam a mesma experiência de conexão, impacto de marca e oportunidades de negócios que os presenciais oferecem”, analisa Tiago Ferreira.

É importante ressaltar que, nos dias de hoje, faz parte de uma boa experiência do cliente ser atendido rapidamente. O CEO da MeEventos comprova com dados do Gitnux Report 2025: “Entre 35% e 50% das vendas vão para o fornecedor que responde primeiro. Entre os consumidores, 76% esperam que as empresas respondam no mesmo dia e 96% consideram o atendimento ao cliente um fator decisivo para sua fidelidade, com ênfase em respostas rápidas”, aponta.

Para melhorar o atendimento ao cliente e a organização dos eventos, a plataforma da MeEventos permite uma gestão integrada, que vai desde o gerenciamento de equipes e freelancers até o controle financeiro. “A expectativa para o segundo semestre é de um crescimento sustentável do mercado de eventos corporativos, com as empresas mantendo volume consistente de ativações presenciais”, projeta Tiago. “Ou seja, os fornecedores devem se preparar de acordo”.

O número de eventos corporativos realizados também cresceu 4,74% no mesmo período. Fevereiro de 2025, por exemplo, registrou uma alta de 28,9%, e maio teve um crescimento de 5,3%. Já março apresentou um leve aumento de 2,8%, enquanto janeiro e abril registraram quedas de 7,1% e 3,3%, respectivamente. No recorte geográfico, o Rio de Janeiro lidera o setor, concentrando mais de 16,4% de eventos corporativos, seguido por São Paulo (10,3%) e Minas Gerais (7,4%)

Para Tiago, uma estratégia importante para manter a realização de eventos em alta é profissionalizar a gestão comercial e investir na experiência do cliente desde o primeiro contato. “É preciso personalizar as propostas, entender as reais necessidades de cada cliente e criar soluções sob medida. Quem ainda trabalha de forma genérica, com orçamento padrão, acaba perdendo espaço”, alerta.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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