Viacredi celebra o Dia Internacional do Cooperativismo com Tour Digital

Viacredi celebra o Dia Internacional do Cooperativismo com Tour Digital

A data destaca o papel transformador do cooperativismo no desenvolvimento sustentável e na vida das comunidades

Neste sábado, 5 de julho, o mundo celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data criada para valorizar o modelo cooperativista como instrumento de desenvolvimento sustentável e bem-estar coletivo. Em 2025, a data ganha ainda mais relevância com a oficialização, pela Organização das Nações Unidas (ONU), do Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição do setor para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Alinhada a esse propósito global, a Viacredi, uma cooperativa Ailos, preparou uma ação especial: o Tour Digital do Cooperativismo, uma viagem virtual por marcos históricos e culturais do cooperativismo na região Sul do país. O objetivo é inspirar, reforçar o sentimento de pertencimento e mostrar que esse modelo socioeconômico está presente no cotidiano das pessoas.

O tour começa por Nova Petrópolis (RS), reconhecida como a “Capital Nacional do Cooperativismo”. Foi lá que surgiu, em 1902, a primeira cooperativa de crédito do país, marco que deu origem a uma cultura cooperativista enraizada e viva até hoje. Seguindo para Blumenau (SC), o passeio virtual destaca dois espaços que se conectam com a história da Viacredi e sua relação com a comunidade.

A segunda parada foi no Jardim Suspenso, localizado no Centro de Memória Ingo Hering – na sede da Cia. Hering, em Blumenau, na qual também foi constituída a Viacredi. O espaço que preserva a história da companhia, integra o conjunto arquitetônico tombado projetado por Hans Broos e conta com paisagismo de Burle Marx. No local são realizadas visitas guiadas e atividades educativas, que reforçam a conexão entre a origem do cooperativismo na região e o desenvolvimento das iniciativas que marcaram a economia e a organização comunitária de Blumenau.

Por fim, o tour chega ao Espaço Coop – Casa Amarela, localizado em frente à sede da Viacredi, em Blumenau. O local guarda e preserva a história da cooperativa e também recebe visitas guiadas que propõem um mergulho pelos mais de 70 anos da Viacredi. O imóvel restaurado e preservado como patrimônio histórico, é um símbolo do compromisso da cooperativa com a valorização de sua história e do movimento cooperativista na região.

Para Vanildo Leoni (foto), diretor executivo da Viacredi, ações como o Tour Digital têm papel estratégico na promoção de valores que muitas vezes passam despercebidos. “O cooperativismo mostra que dá pra crescer junto, com base na confiança, na união e no cuidado com as pessoas. Mais do que dividir resultados, a gente cria caminhos para que todos tenham mais chances de viver melhor. É um jeito de fazer a economia girar de verdade, com dinheiro que fica na comunidade, fortalece os negócios locais e melhora a vida de quem está por perto.”, afirma.

 Impacto positivo

Celebrado todos os anos no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo (DIC) reconhece a importância das cooperativas na construção de um mundo melhor. E este ano, a Viacredi tem muito a celebrar. Com mais de 1 milhão de cooperados, se consolidou como a maior cooperativa de crédito em número de cooperados do Brasil.

Vanildo ressalta que a Viacredi atua com diretrizes alinhadas aos ODS da ONU e busca constantemente ampliar o impacto positivo em suas comunidades. “Precisamos mostrar que esse modelo — humano, viável e transformador — é a resposta que o mundo precisa reencontrar.”, completa.

A proposta da Viacredi, com seu tour digital, vai além de uma celebração simbólica: é uma convocação para que cooperados e comunidades  reconheçam a força transformadora do cooperativismo no Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *