Após redução do IPI, desconto médio no preço de carros 0 km chega a 7,3%

Ferramenta inédita reúne dados reais de mais 400 mil vendas realizadas no primeiro trimestre
Os primeiros meses de redução dos impostos do Governo Federal já mostram que as vendas de automóveis zero km no mercado brasileiro tiveram, em média, descontos de 7,3% no valor de compra dos veículos, em comparação com o preço sugerido pelas fabricantes. É o que revelou o PVZ – Estudo de Preços de Veículos Zero Km, que reuniu dados de janeiro a agosto. A ferramenta inédita, lançada recentemente pela MegaDealer com dados da Auto Avaliar, analisou indicadores-chave de performance coletados a partir de dados de mais 430 mil operações de vendas realizadas no período.
Somente no mês de agosto, o ticket médio dos veículos vendidos ficou em R$155.642,00, contra o preço médio de R$167.871,00 sugerido pelas montadoras. Ainda segundo o PVZ, o mercado de carros zero km apresenta, atualmente, um bom giro de estoque de 39 dias, em média.
Ari Kempenich, diretor da MegaDealer, destaca o impacto positivo da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que entrou em vigor em julho. “A escalada de preços verificada nos carros novos ao longo do primeiro semestre reverteu-se, pelo segundo mês consecutivo, nos preços sugeridos pelos fabricantes e estendeu-se para os preços praticados pelos concessionários ao consumidor final. A redução do imposto promovida pelos programas do governo beneficiou principalmente os segmentos com os menores preços, sendo o segmento A Hatch o que apurou o maior nível de desconto ao consumidor final (11,9%)”, diz.
Os estados da região Sudeste (RJ/MG/ES) são aqueles onde os maiores descontos estão sendo praticados (7,7%), seguidos por São Paulo que, analisado individualmente, apresentou um desconto médio de 7,5%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste foi observada a menor taxa, ambas com 6,2%, enquanto o Sul e o Nordeste tiveram boas médias de descontos de 7,3% e 7%, respectivamente.
Inovação pioneira
A MegaDealer, que nos últimos anos consolidou o estudo PVU – dedicado ao mercado de seminovos, realizado em parceira com a Auto Avaliar – como principal fonte de informação sobre preços, giro de estoque e margem de lucro para concessionárias, passa a divulgar, através do PVZ, dados e insights valiosos sobre precificação e descontos praticados pelas concessionárias. Mensalmente, serão analisados indicadores-chave de performance dos preços praticados pelas concessionárias, nos vários segmentos, cores, modelos e, principalmente, os respectivos descontos sobre o preço sugerido pelo fabricante (MSRP).
Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, afirma que o diferencial do PVZ não está somente no volume analisado, mas também na metodologia aplicada. “O que tínhamos no mercado, até o momento, eram indicadores baseados apenas em dados coletados principalmente através de pesquisas ou preços de anúncios de veículos novos, o que não revela os reais cenários de um segmento tão complexo e dinâmico. No nosso caso, monitoramos diariamente milhares de notas fiscais, diretamente com concessionárias parceiras, enquanto o nosso sistema de análise automatizada transforma Big Data em inteligência para decisões de negócios”, explica.
Braga destaca a parceria com a Auto Avaliar, plataforma líder no segmento B2B conectada em mais de 4 mil concessionárias, o que viabiliza o acesso ”in loco” aos preços praticados ao consumidor final nos veículos 0km vendidos.