Após redução do IPI, desconto médio no preço de carros 0 km chega a 7,3%

Após redução do IPI, desconto médio no preço de carros 0 km chega a 7,3%

Ferramenta inédita reúne dados reais de mais 400 mil vendas realizadas no primeiro trimestre

Os primeiros meses de redução dos impostos do Governo Federal já mostram que as vendas de automóveis zero km no mercado brasileiro tiveram, em média, descontos de 7,3% no valor de compra dos veículos, em comparação com o preço sugerido pelas fabricantes. É o que revelou o PVZ – Estudo de Preços de Veículos Zero Km, que reuniu dados de janeiro a agosto. A ferramenta inédita, lançada recentemente pela MegaDealer com dados da Auto Avaliar, analisou indicadores-chave de performance coletados a partir de dados de mais 430 mil operações de vendas realizadas no período.

Somente no mês de agosto, o ticket médio dos veículos vendidos ficou em R$155.642,00, contra o preço médio de R$167.871,00 sugerido pelas montadoras. Ainda segundo o PVZ, o mercado de carros zero km apresenta, atualmente, um bom giro de estoque de 39 dias, em média.

Ari Kempenich, diretor da MegaDealer, destaca o impacto positivo da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que entrou em vigor em julho. “A escalada de preços verificada nos carros novos ao longo do primeiro semestre reverteu-se, pelo segundo mês consecutivo, nos preços sugeridos pelos fabricantes e estendeu-se para os preços praticados pelos concessionários ao consumidor final. A redução do imposto promovida pelos programas do governo beneficiou principalmente os segmentos com os menores preços, sendo o segmento A Hatch o que apurou o maior nível de desconto ao consumidor final (11,9%)”, diz.

Os estados da região Sudeste (RJ/MG/ES) são aqueles onde os maiores descontos estão sendo praticados (7,7%), seguidos por São Paulo que, analisado individualmente, apresentou um desconto médio de 7,5%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste foi observada a menor taxa, ambas com 6,2%, enquanto o Sul e o Nordeste tiveram boas médias de descontos de 7,3% e 7%, respectivamente.

Inovação pioneira

A MegaDealer, que nos últimos anos consolidou o estudo PVU – dedicado ao mercado de seminovos, realizado em parceira com a Auto Avaliar – como principal fonte de informação sobre preços, giro de estoque e margem de lucro para concessionárias, passa a divulgar,  através do PVZ, dados e insights valiosos sobre precificação e descontos praticados pelas concessionárias. Mensalmente, serão analisados indicadores-chave de performance dos preços praticados pelas concessionárias, nos vários segmentos, cores, modelos e, principalmente, os respectivos descontos sobre o preço sugerido pelo fabricante (MSRP).

Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, afirma que o diferencial do PVZ não está somente no volume analisado, mas também na metodologia aplicada. “O que tínhamos no mercado, até o momento, eram indicadores baseados apenas em dados coletados principalmente através de pesquisas ou preços de anúncios de veículos novos, o que não revela os reais cenários de um segmento tão complexo e dinâmico. No nosso caso, monitoramos diariamente milhares de notas fiscais, diretamente com concessionárias parceiras, enquanto o nosso sistema de análise automatizada transforma Big Data em inteligência para decisões de negócios”, explica.

Braga destaca a parceria com a Auto Avaliar, plataforma líder no segmento B2B conectada em mais de 4 mil concessionárias, o que viabiliza o acesso ”in loco” aos preços praticados ao consumidor final nos veículos 0km vendidos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *