Brasil tem a segunda maior taxa de juros reais do mundo e lidera rigidez monetária entre emergentes

Brasil tem a segunda maior taxa de juros reais do mundo e lidera rigidez monetária entre emergentes

Selic elevada e inflação controlada mantêm política monetária brasileira entre as mais restritivas do planeta

O Brasil ocupa atualmente a segunda colocação no ranking mundial de juros reais, com taxa de 9,51% ao ano, atrás apenas da Turquia (12,34%) e bem à frente de países como Rússia (4,79%), Colômbia (4,38%) e México (3,77%). A média global é de 1,45%. O dado consta do levantamento divulgado pela MoneYou e Lev Intelligence, que calcula o juro real com base na inflação projetada para os próximos 12 meses (4,45%, segundo o Focus/BACEN) e na taxa de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em setembro de 2026.

Para Raissa Florence, economista e sócia da Oz Câmbio, o posicionamento do Brasil no topo do ranking evidencia a rigidez da política monetária local mesmo em um cenário de inflação sob controle.

“Há um descompasso entre o Brasil e o movimento global de afrouxamento monetário. Enquanto o Federal Reserve iniciou cortes e países emergentes buscam estímulo à atividade, o Brasil mantém juros reais elevados, o que atrai capital especulativo, mas trava crédito, investimento e eleva o custo do câmbio em momentos de instabilidade”, afirma Raissa.

A Selic segue em 15% ao ano, mesmo após sinais de desaceleração da inflação e da atividade econômica. O dado chama atenção num contexto de desaceleração global, aumento das tensões comerciais com os EUA e incertezas fiscais internas.

Confira abaixo o ranking completo de países do levantamento:

A Oz Câmbio, corretora licenciada pelo Banco Central, monitora diariamente os impactos do cenário macroeconômico sobre o mercado de câmbio e orienta consumidores e empresas sobre como mitigar riscos em períodos de alta volatilidade. Com tecnologia proprietária e foco em inovação, a Oz se posiciona como uma das principais referências do setor em segurança e automação no câmbio digital.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *