Black November: 90% dos lojistas esperam crescimento no faturamento

Black November: 90% dos lojistas esperam crescimento no faturamento

Otimismo vem, em boa parte, das ações para incentivar as compras presenciais

As promoções de novembro, como a Black November e Black Friday, são algumas das datas mais esperadas do ano e geram expectativas para varejistas e consumidores. Segundo pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), 90% dos 250 comerciantes entrevistados esperam um aumento de 3% a 5% nas vendas em relação ao ano passado.

O levantamento mostra que o otimismo vem, em boa parte, das ações para incentivar as compras presenciais. O especialista em direito tributário e diretor da Mix Fiscal, Fabrício Tonegutti, alerta sobre a importância do planejamento tributário em dia para não prejudicar as vendas.

“A Black November impulsiona as vendas em diversos segmentos, porém os varejistas precisam ficar atentos as tributações, entender as implicações fiscais das promoções e vendas é fundamental. É necessário ter atenção à retenção de impostos, considerar o pagamento de impostos diferidos ou adiar despesas para reduzir a carga tributária durante esse período”, orienta o diretor da Mix Fiscal, empresa com 20 anos de experiência em inteligência tributária para o varejo.

A pesquisa também revela que a Black Friday deixou de ser um evento exclusivo do comércio eletrônico. Hoje, é vista como uma oportunidade estratégica para as lojas físicas — tanto as de rua quanto as de shoppings — impulsionarem o movimento antes do Natal. A aposta é em uma ampla gama de produtos: eletrodomésticos, eletrônicos, smartphones, vestuário, calçados (principalmente tênis), brinquedos e itens de decoração estão entre os preferidos dos consumidores. O tíquete médio esperado fica entre R$ 150 e R$ 350. O cartão de crédito deve ser o principal meio de pagamento, representando 55% das transações — a maioria parcelada. Em seguida vêm o cartão de débito (45%), o PIX, o dinheiro e o crediário.

“Analisando os dados percebe-se que as expectativas positivas predominam para as vendas em novembro. Entretanto, enfatizo que a legislação tributária no Brasil é considerada complexa, com quantidade excessivas de normas editadas e grande quantidade de impostos. A chave é ser proativo garantindo a manutenção do cadastro de produtos atualizando diariamente, já que tudo muda o tempo todo. Treinar a equipe e contar com apoio especializado é o segredo do sucesso”, conclui Tonegutti.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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