TIM amplia lucro em 50% no terceiro trimestre

TIM amplia lucro em 50% no terceiro trimestre
Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.

Lucro líquido do período somou R$ 1,2 bilhão, enquanto a receita de serviços atiniu R$ 6,5 bilhões

A TIM encerra o terceiro trimestre com avanços operacionais e financeiros relevantes. Dentre os indicadores, destaca-se o lucro líquido de R$ 1,2 bilhão, um salto de 50% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A trajetória consistente de evolução posiciona a companhia para alcançar marcos históricos: em outubro, tornou-se a primeira operadora do Brasil a conectar 1.000 cidades com a sua rede 5G.

A receita líquida de serviços chegou a R$ 6,5 bilhões (+4,8% A/A). O crescimento da companhia foi novamente impulsionado pela receita de serviços móveis, que avançou 5,2% no ano, totalizando R$ 6,2 bilhões, alavancada pelo forte desempenho do pós-pago. O foco em migração de clientes para planos de mais alto valor ajudou na dinâmica do ARPU Móvel (receita média por usuário), que cresceu 4,6% A/A, alcançando R$ 33,1 – o melhor resultado do mercado.

A eficiência na gestão de custos e a dinâmica da receita impulsionou o EBITDA* para R$ 3,5 bilhões, um avanço de 7,2% A/A no período. A Margem EBITDA expandiu 1,3 ponto percentual, alcançando o patamar de 51,7%. Esta robusta performance, somada aos resultados dos trimestres anteriores, resultaram em um crescimento de 11,8% do Fluxo de Caixa Operacional* nos primeiros nove meses de 2025, confirmando a total solidez financeira da companhia.

“Os resultados do terceiro trimestre confirmam nossa sólida trajetória para atingir as metas de 2025. A contínua evolução no pós-pago, a grande modernização da rede em São Paulo e as parcerias estratégicas no B2B estão entre os marcos de um período de relevantes avanços. Nossa ambição e capacidade de execução nos conduzem a momentos históricos, como a recente ativação do 5G em 1.000 cidades brasileiras. E, em linha com os nossos valores, somos ainda a empresa de telecom mais diversa e inclusiva do mundo pelo quinto ano consecutivo. Crescemos com consistência e propósito, determinados a ser a operadora preferida dos brasileiros”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.

Marco histórico no 5G

A TIM acaba de se tornar a primeira operadora do Brasil a atingir a marca de 1.000 cidades com sua rede 5G. A cobertura inclui 100% dos bairros das 27 capitais e de outros 43 municípios, e já alcança cerca de 75% da população urbana nacional (mais de 120 milhões de pessoas).

A marca antecipa em quase dois anos as metas da Anatel, ao já conectar as cidades acima de 100 mil habitantes. A rede opera ainda de forma mais otimizada – o custo por gigabyte trafegado no 5G é um terço do valor registrado no 4G – e com maior capacidade, menor consumo de energia e melhor aproveitamento de recursos.

Rede mais moderna em São Paulo

Paralelamente à expansão nacional, a TIM concluiu a maior modernização de infraestrutura das suas operações – no Estado de São Paulo – envolvendo 3 mil sites em 64 cidades. Com a entrega do projeto, 10 milhões de clientes foram beneficiados com ampliação de 40% da capacidade da rede. E a operadora já lidera os principais indicadores de qualidade do 5G no último estudo da consultoria independente Opensignal, como Velocidade de Download, Qualidade Consistente e Experiência de Confiabilidade.

Pós-pago em alta e Black Friday “indecente”

O pós-pago segue como o principal motor de crescimento da companhia, refletindo o sucesso da estratégia de rentabilização da base com novos serviços digitais e migração para planos de maior valor. No trimestre, a receita do segmento cresceu 10,9% A/A, chegando a R$ 4,2 bilhões. A base, excluindo acessos M2M, alcançou 25,4 milhões de linhas, enquanto o ARPU avançou 4,3% ano contra ano, atingindo R$ 55,5.

Para acelerar ainda mais essa trajetória, a TIM focará em descontos muito vantajosos em smartphones e outros devices nos planos de maior valor em uma das datas mais relevantes do varejo. A “Black Friday Indecente” traz uma nova abordagem de comunicação – reforçando o digital com campanha estrelada por Cauã Reymond e as embaixadoras IZA e Ivete Sangalo – e ofertas como iPhone 16e 256GB por R$ 1.999 no TIM Black Família com Apple One.

Crescimento no TIM Ads

A TIM avançou em sua frente de monetização de dados, em linha com a estratégia de diversificação das receitas. No terceiro trimestre, o TIM Ads – plataforma de publicidade digital da operadora – registrou um crescimento de 10,4% na receita. De janeiro a setembro deste ano, foram veiculadas mais de 1.000 campanhas de 270 anunciantes, volume que representa mais que o dobro da média mensal do mesmo período de 2024.

B2B segue avançando
A frente TIM IoT Solutions, criada para viabilizar a transformação digital de importantes setores da economia, alcançou R$ 435 milhões em receita contratada desde o primeiro trimestre de 2024. No terceiro trimestre deste ano, a operadora chegou a 23,5 milhões de hectares cobertos com 4G e mais de 397 mil pontos de iluminação inteligente instalados, consolidando seu protagonismo no agronegócio e na evolução de cidades inteligentes.

Na frente de logística, já são 7.622 quilômetros de estradas conectadas. O destaque do período foi o contrato com a Rota Verde Goiás (BR-060 e BR-452), que implementa a cobertura 4G em 426 quilômetros de percurso, levando conectividade para comunidades no entorno e viabilizando soluções de segurança viária mais eficientes. A companhia também fechou uma parceria com a BWS IoT para conectar 400 mil dispositivos de rastreamento com 4G nos próximos três anos e expectativa de ampliação para mais de 1 milhão de SIMCards.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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