Black Friday: iFood bate recorde com 3,8 milhões de pedidos na sexta-feira
Em média, plataforma entregou 2.640 pedidos por minuto
O iFood bateu um recorde de pedidos na última sexta-feira, dia oficial da Black Friday 2025. Levantamento do iFood Tendências registrou 3,8 milhões de pedidos entregues em todas as categorias do app (Restaurantes, Farmácia, Mercado e Pets), o que representa uma média de 2.640 pedidos entregues por minuto. Na sexta-feira de Black Friday do ano passado, o iFood registrou 3,4 milhões de perdidos. A plataforma conta com 60 milhões de clientes no Brasil.
Os números de 2025 foram impulsionados pelo desempenho da categoria de Restaurantes, que foi responsável por 91% dos pedidos na Black Friday deste ano. A sexta-feira também apresentou o maior ticket médio dos últimos três anos para a categoria na data promocional, com compras em torno de 196 reais por pedido.
A semana “estendida” da Black Friday também foi histórica para o iFood, com mais de 14 milhões de pedidos realizados entre segunda e sexta-feira, registrando uma média de 2,8 milhões de pedidos por dia. Ao analisar o comportamento de consumo no período, na categoria Restaurantes, é possível identificar algumas tendências novas e padrões recorrentes:
- O grande destaque percentual ficou por conta das tortas, que dispararam 260%, liderando o crescimento ao lado de itens clássicos de padaria, como mistos e pães na chapa, que mais que dobraram sua demanda (+108%);
- No paralelo, os favoritos dos consultores demonstraram sua força habitual: hambúrgueres, pizzas e refrigerantes mantiveram a hegemonia em volume absoluto – com os hambúrgueres atingindo a marca de 129 mil pedidos diários;
- Completando esse panorama, categorias emergentes ganharam tração significativa, com sorvetes (+74%) e pastéis (+64%) registrando desempenhos que sinalizam novas oportunidades e uma expansão no “cardápio” do brasileiro em datas promocionais.
Categoria de Farmácia acelera na Black Friday
O levantamento do iFood Tendências também identificou que Farmácia foi a categoria que apresentou maior crescimento médio na sexta-feira de Black Friday. Foi um avanço de 56% em volume de pedidos por itens de bem-estar e autocuidado nos últimos três anos.
O iFood já é o maior marketplace do Brasil em número de farmácias, reunindo mais de 18 mil lojas parceiras em todo o país.
Uma análise mais detalhada da “semana estendida” na categoria Farmácia mostrou que:
- Fraldas infantis aumentaram mais de 3.700%, saltando de uma média de 85 para mais de 3.200 pedidos diários apenas nesta semana, cravando o top 1 em pedidos da categoria;
- A busca por itens de higiene básica também disparou: hastes flexíveis cresceram 650% e sabonetes, 547%;
- Em termos de volume total, os medicamentos alopáticos continuam sendo o carro-chefe da categoria. A lista dos itens mais requisitados inclui ainda fórmula infantil e desodorantes, reforçando a tendência de aproveitar a conveniência do delivery para garantir produtos de reposição recorrente.


