Black Friday: iFood bate recorde com 3,8 milhões de pedidos na sexta-feira

Black Friday: iFood bate recorde com 3,8 milhões de pedidos na sexta-feira

Em média, plataforma entregou 2.640 pedidos por minuto

 O iFood bateu um recorde de pedidos na última sexta-feira, dia oficial da Black Friday 2025. Levantamento do iFood Tendências registrou 3,8 milhões de pedidos entregues em todas as categorias do app (Restaurantes, Farmácia, Mercado e Pets), o que representa uma média de 2.640 pedidos entregues por minuto. Na sexta-feira de Black Friday do ano passado, o iFood registrou 3,4 milhões de perdidos. A plataforma conta com 60 milhões de clientes no Brasil.

Os números de 2025 foram impulsionados pelo desempenho da categoria de Restaurantes, que foi responsável por 91% dos pedidos na Black Friday deste ano. A sexta-feira também apresentou o maior ticket médio dos últimos três anos para a categoria na data promocional, com compras em torno de 196 reais por pedido.

A semana “estendida” da Black Friday também foi histórica para o iFood, com mais de 14 milhões de pedidos realizados entre segunda e sexta-feira, registrando uma média de 2,8 milhões de pedidos por dia. Ao analisar o comportamento de consumo no período, na categoria Restaurantes, é possível identificar algumas tendências novas e padrões recorrentes:

  • O grande destaque percentual ficou por conta das tortas, que dispararam 260%, liderando o crescimento ao lado de itens clássicos de padaria, como mistos e pães na chapa, que mais que dobraram sua demanda (+108%);
  • No paralelo, os favoritos dos consultores demonstraram sua força habitual: hambúrgueres, pizzas e refrigerantes mantiveram a hegemonia em volume absoluto – com os hambúrgueres atingindo a marca de 129 mil pedidos diários;
  • Completando esse panorama, categorias emergentes ganharam tração significativa, com sorvetes (+74%) e pastéis (+64%) registrando desempenhos que sinalizam novas oportunidades e uma expansão no “cardápio” do brasileiro em datas promocionais.

Categoria de Farmácia acelera na Black Friday

O levantamento do iFood Tendências também identificou que Farmácia foi a categoria que apresentou maior crescimento médio na sexta-feira de Black Friday. Foi um avanço de 56% em volume de pedidos por itens de bem-estar e autocuidado nos últimos três anos.

O iFood já é o maior marketplace do Brasil em número de farmácias, reunindo mais de 18 mil lojas parceiras em todo o país.

Uma análise mais detalhada da “semana estendida” na categoria Farmácia mostrou que:

  • Fraldas infantis aumentaram mais de 3.700%, saltando de uma média de 85 para mais de 3.200 pedidos diários apenas nesta semana, cravando o top 1 em pedidos da categoria;
  • A busca por itens de higiene básica também disparou: hastes flexíveis cresceram 650% e sabonetes, 547%;
  • Em termos de volume total, os medicamentos alopáticos continuam sendo o carro-chefe da categoria. A lista dos itens mais requisitados inclui ainda fórmula infantil e desodorantes, reforçando a tendência de aproveitar a conveniência do delivery para garantir produtos de reposição recorrente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *