Empresária curitibana lança agência para gestão de carreiras artísticas e esportivas

Empresária curitibana lança agência para gestão de carreiras artísticas e esportivas

62% dos artistas no Brasil não possuem representação

62% dos artistas brasileiros não possuem representação profissional, segundo dados mais recentes do Laboratório de Economia Criativa da ESPM. A pesquisa ainda apontou que desse universo, 38% considera encontrar um profissional especializado na área como uma das principais dificuldades, mostrando que há uma escassez de mercado. Pois foi pensando nisso que a empresária Cris Lissoni lançou, em Curitiba, a Agência Anverso, focada na gestão de carreiras no universo artístico e esportivo.

Embora a capital paranaense figure entre as cidades mais culturais do país, com índices de consumo de arte e cultura acima da média nacional, segundo a pesquisa Cultura nas Capitais, poucos talentos têm apoio estruturado para impulsionar suas trajetórias. “Muitos artistas e atletas encontram dificuldades em estabelecer parcerias estratégicas. Vimos nisso uma oportunidade de fortalecer o setor cultural e esportivo e de ser parceiros de jornada desses profissionais”, afirma Lissoni.

A Anverso oferece serviços como planejamento de imagem, mentoria, consultoria estratégica e gestão jurídica. “Nossas soluções são personalizadas, porque cada carreira tem necessidades diferentes”, completa a empresária.

Entre os talentos representados pela Anverso está o pessoal do Blue Music, grupo de música eletrônica que realiza um espetáculo musical com tambores de LED, inspirado nos grandes shows de Las Vegas. Ainda, a Anverso realiza a representação do sambista Wagner Samba 4, considerado um dos mais expressivos no cenário do samba em Curitiba.

A Anverso também vem apostando no agenciamento da dupla sertaneja Monzani & Miguel, que desponta como um dos principais nomes do país num ressurgimento do sertanejo universitário. A dupla vem atuando em parceria com a cantora Priscila Meireles, conhecida como a “rainha das versões”. “Estamos galgando grandes palcos e grandes oportunidades. Temos músicas com vários artistas nacionais e ter a Anverso junto, traçando essa história faz toda a diferença. Já temos um DVD com um repertório autoral e o público pode esperar que em breve teremos grandes novidades”, conta a dupla.

A agência também apoia o tricampeão mundial de jiu-jitsu Felipe Tadeu Rosa (Felipe DDD), que realiza ações sociais com crianças autistas. Como forma de trazer o valor da inclusão e diversidade para dentro do seu propósito, a Anverso ainda mantém parceria com o Instituto Anjo Azul, que oferece suporte a famílias de autistas no Paraná.

“Nossas ações têm a finalidade de não só destacar os talentos que nossa cidade tem, mas também levantar recursos, fundos e materiais para contribuir com a inclusão e a diversidade. O setor de eventos, artes, cultura, esporte e entretenimento tem essa responsabilidade”, destaca Lissoni.

Aplicativo como “terra de oportunidades”

A produtora também é idealizadora da Lissland, um aplicativo gratuito que conecta contratantes e fornecedores de festas e eventos em todo o país. A plataforma nasceu com o propósito de fortalecer o mercado de entretenimento e valorizar pequenos empreendedores, funcionando como uma “terra de oportunidades” que reúne profissionais de diversas áreas, de músicos e decoradores a chefs e fotógrafos, e estimula novas formas de atuação no setor criativo.

Com um design gamificado e foco em conexões reais, a Lissland facilita a contratação de serviços e amplia a visibilidade de quem vive da arte e do entretenimento. Para utilizar o aplicativo, disponível para Android e iOS, os contratantes precisam apenas criar seu perfil, navegar pelo app, encontrar o fornecedor e fazer as negociações, como orçamento e contratação, diretamente com o prestador de serviço. “Queremos que o app seja um verdadeiro espaço de encontro. Nosso propósito é fortalecer o mercado nacional de entretenimento, dar visibilidade a profissionais da área e valorizar quem faz a festa acontecer, que são os pequenos e médios empreendedores”, finaliza a empresária.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *