Tetra Pak adquire Bioreactors.net para acelerar soluções para Novos Alimentos

Tetra Pak adquire Bioreactors.net para acelerar soluções para Novos Alimentos

Aquisição permitirá acelerar o desenvolvimento de biorreatores de próxima geração

A Tetra Pak Processing Equipment SIA adquiriu a empresa Bioreactors.net, sediada na Letônia, e com quase três décadas de experiência no projeto e na fabricação de sistemas de biorreatores.

Fundada em 1996, a Bioreactors.net é especializada em oferecer soluções de ponta em biomassa e fermentação de precisão para Novos Alimentos, com biorreatores capazes de produzir uma variedade de proteínas e outros produtos. A empresa traz ampla experiência trabalhando com negócios de todos os portes, desde instalações de laboratório e plantas-piloto até sistemas completos de produção comercial. Como parte da aquisição, cerca de 15 colaboradores passarão a integrar a Tetra Pak.

Essa aquisição estratégica fortalecerá a expertise de processamento da Tetra Pak e seu portfólio de equipamentos e projetos de biorreatores dentro da categoria Novos Alimentos, permitindo que a empresa ofereça sistemas de produção mais avançados para alimentos e ingredientes derivados de fermentação de precisão e de biomassa.

“A incorporação da Bioreactors.net complementa nosso portfólio atual de processamento upstream e downstream com capacidades de fermentação. Juntos, vamos disponibilizar todo o portfólio de soluções de biorreatores deles sob a marca Tetra Pak, oferecendo sistemas avançados de produção de alimentos”, afirma Rafael Barros, diretor da Linha de Negócios de Novos Alimentos na Tetra Pak.

“Essa aquisição nos permitirá acelerar o desenvolvimento de biorreatores de próxima geração, capacitando tanto empresas emergentes quanto produtores já estabelecidos a escalar de forma sustentável”, explica Barros.

“Entrar para a Tetra Pak é um grande marco para nós”, diz Janis Misins-Jubels, Head de Manufatura da Bioreactors.net.

“Nossas décadas de expertise em biorreatores, somadas ao portfólio existente da Tetra Pak, à sua presença global e aos seus recursos, vão acelerar a entrega de soluções de fermentação de classe mundial a clientes em todo o mundo”, destaca Jubels.

A previsão é de que biotecnologia desempenhe um papel vital para enfrentar os desafios de alimentar uma população global crescente, e as tecnologias de fermentação e bioprocessamento devem ser inovações cruciais na construção de sistemas alimentares mais circulares e resilientes.

A aquisição da Bioreactors.net complementa os investimentos mais amplos da Tetra Pak na categoria New Food, incluindo o Tetra Pak® Centro de Desenvolvimento de Tecnologia de Alimentos, em Karlshamn, Suécia, lançado em junho deste ano; e o Biotech Heights em Lund, Suécia, um hub de inovação criado em colaboração com a Universidade de Lund em 2023.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *