Sebrae capacita presidiárias paranaenses para gerarem seu próprio emprego

Sebrae capacita presidiárias paranaenses para gerarem seu próprio emprego

O Sebrae/PR promove, ao longo do mês de abril, o Projeto Voluntariado, que está capacitando mulheres que estão no Centro de Integração Social (CIS), em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, para incentivá-las na “geração do seu próprio emprego” através do empreendedorismo. Até o mês de maio, aos sábados, consultores do Sebrae/PR promovem, para 60 mulheres, oficinas online para estimular habilidades empreendedoras que colaborarão para a ressocialização, o empoderamento e a empregabilidade. A iniciativa é inédita.

O CIS, inaugurado em novembro de 2020 no Complexo Penitenciário de Piraquara, é uma Unidade de Progressão feminina no regime fechado, em que mulheres têm estudo e trabalho em tempo integral.

“Além dos temas técnicos, há um processo de sensibilização e autoconfiança para a redescoberta dessas mulheres e para que elas possam prover seus meios de sustento, serem protagonistas de sua vida e perceber que a realidade pode ser diferente”, afirma a assistente do Sebrae/PR, Juliana Julio Chaves.

O Sebrae/PR também articulou uma parceria entre empresários locais que participam do Selo Alimentos do Paraná e o CIS para a produção, na horta da unidade, de plantas medicinais e aromáticas que serão utilizadas como matéria-prima em seus negócios. Com o trabalho, as internas poderão receber um valor e ainda utilizar as horas trabalhadas para a progressão de regime.  Elas ainda receberão capacitações de boas práticas para a produção.

“São mulheres que enfrentam preconceito ao buscar trabalho em empresas convencionais e com a possibilidade de serem donas dos próprios negócios, isso abre um novo caminho de independência financeira, além de ser uma oportunidade de trilhar um retorno à sociedade e de diminuir as chances de cometerem novos crimes”, explica Paula Cozlik, diretora do Centro de Integração Social de Piraquara.

Entre os temas apresentados às mulheres estão a promoção de uma mentalidade empreendedora, abertura da empresa, boas práticas da rotina empreendedora, como ter uma ideia de negócio, primeiros passos, modelo de negócios, finanças, construção da presença online, jornada empreendedora, entre outros. As participantes ainda poderão conferir cases de empreendedoras e uma troca de experiências.

Já no início das capacitações, as mulheres perceberam a importância do trabalho realizado e fazem planos para o futuro. Por segurança, a pedido da direção do CIS, seus nomes não serão mencionados. Uma delas, que irá para o regime aberto em 2023, afirma que seu sonho é ter um food truck para a venda de sanduíches e pretende trabalhar para expandir o negócio no futuro. Ela reconheceu a importância da capacitação. “Esse projeto é muito importante para alcançar meus objetivos. Aprendemos que podemos ser bem mais do que somos e que temos capacidade de alcançar o sucesso. Foi muito interessante a gente se autoconhecer para descobrirmos o valor da nossa existência”, reflete uma das mulheres que estão CIS-Piraquara.

Outra interna, que alcançará o regime semiaberto em 2022, pretende criar uma empresa de entrega de mercadorias para que familiares possam enviar produtos para homens e mulheres presos. Ela explica que as oficinas representam um recomeço.

“Aprendi a analisar meus pontos fortes e fracos e pensar no que posso mudar para não errar mais. Preciso persistir e ter foco”, destaca.

Uma de suas colegas, com progressão de regime em 2023, quer reabrir um restaurante e voltar aos estudos para se tornar médica veterinária.

“Essas oficinas têm mostrado que não somos apenas detentas, mas que podemos nos reintegrar à sociedade e mostrar todos os nossos valores, apesar de nossos erros”, finaliza.

O projeto tem como parceiros o Instituto Aurora, PUCPR, Fanduca, Senai, GMF/TJ, Instituto Nhandeci, UFPR, Universidade Tuiuti do Paraná, Grupo Mulheres do Brasil, Colab Colibri, Instituto de Defesa do Direito de Defesa e Art of Living Foundation.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *