Marca empregadora: confira 5 dicas para se posicionar no mercado

Marca empregadora: confira 5 dicas para se posicionar no mercado

O termo marca empregadora tem ganhado cada vez mais força no setor de recursos humanos, porém destacar uma empresa como um ótimo lugar para se trabalhar não é fácil. Os altos custos de recrutamento e rotatividade de colaboradores, tornam ainda mais urgentes os esforços por um funil de conversão de candidatos eficientes, onde o relacionamento, a transparência e a constância na emissão de mensagens são cruciais para uma boa reputação.

A premissa é simples: todas as empresas têm uma marca empregadora, que é formada pelas percepções compartilhadas sobre a sua organização, portanto trabalhar a marca empregadora é gerenciar, direcionar e otimizar percepções já existentes. O trabalho de EVP (Employee Value Proposition), conhecido também como a proposta de valor que o empregador oferece aos seus talentos, nada mais é do que uma forma assertiva de entender como a sua marca é percebida.

Segundo Jéssica Alves (foto), da área de Cultura e Engajamento da Escale, a metodologia de EVP baseia-se na coleta de percepções de quem interessa: candidatos, funcionários e ex-funcionários. “Dessa forma, você consegue, por meio de uma análise de categorias, entender como destacar bons atributos que por alguma razão não estão sendo percebidos; como compartilhar os destaques da sua empresa externamente, como melhorar pontos negativos e como sair na frente na hora de identificar tendências” explica Jéssica. A Escale , startup especializada em otimizar a jornada de compra de serviços essenciais, separou 5 dicas para você levar a marca empregadora da sua empresa para outro nível.

1 – Defina uma metodologia clara

Coletar informações sobre o que pensam sobre sua empresa é um bom começo. Crie seu roteiro de perguntas, defina critérios de elegibilidade, identifique os públicos-alvo e acione uma amostragem considerável para participar. Não se esqueça de anotar e justificar todos os critérios, pois essa organização é fundamental para garantir credibilidade aos resultados.

2 – Engaje a liderança

Marca diz respeito a toda empresa, à essência e à reputação de uma longa história. É algo gigante, por isso, não queira fazer sozinho. Crie um squad multidisciplinar para te ajudar e envolva a liderança sempre que puder. Sensibilize-os, apresente o projeto, convide-os para a sessão de entrevistas e prove, por A + B, que o seu EVP é um passo importante. O apoio deles é decisivo para o sucesso do projeto.

3 – Repita comigo: é mais do que uma campanha

Esse ponto é importante. Na hora de definir o EVP você pensa, é uma campanha? É uma definição de backstage? O que é, afinal? O EVP se apresentará em forma de pilares que são, no fim, uma promessa e um direcionamento estratégico de como prometer e entregar uma boa experiência ao colaborador, e assim, criar uma reputação. A campanha é importante, mas o processo integrado é muito mais!

4 – Tenha KPIs

Mensurar branding é um desafio. A chance de você cair em métrica de vaidade é gigante e de você se frustrar por não ver aquele ponteirinho subindo na semana seguinte é maior ainda. Mas você precisa ter KPIs. Pense em dados de rotatividade, taxa de recrutamento inbound, e-nps da empresa e outros dados que te tragam uma comparação de antes e depois.

5 – Não tenha medo!

Vai e faz! Você vai aprender muito, vai coletar dados relevantes e vai com certeza chegar em um novo lugar para sua organização. A insegurança bate, mas o resultado vem.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *