Sodexo On-site reforça importância da política de inclusão com apoio à Rede Empresarial de Inclusão Social

Sodexo On-site reforça importância da política de inclusão com apoio à Rede Empresarial de Inclusão Social

Entidade contribui para crescimento das contratações de pessoas com deficiência em todo País

A Sodexo On-site Brasil, líder em serviços de qualidade de vida por meio de soluções em alimentação e facilities, é uma das mais de 100 empresas que participam da REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social – entidade que, neste mês de maio, completa 10 anos apoiando a criação de ambientes mais inclusivos, para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência.

“O trabalho da REIS é de extrema relevância para o mercado, uma vez que atua de forma estratégica para que o mundo corporativo se prepare para inserir pessoas com deficiência em suas realidades, indo além do preenchimento de vagas para cumprir cotas obrigatórias”, destaca Lilian Rauld, gerente de diversidade, equidade e inclusão da companhia.

Na Sodexo On-site, o quadro de colaboradores conta com 2,3 mil pessoas com algum nível de deficiência, executando atividades alocados em mais de 2 mil clientes em todo País. A executiva reforça que diversidade, equidade e inclusão precisam não apenas ser discutidas dentro das empresas, mas incorporadas em suas culturas. “Aqui nos dedicamos a entender a realidade destas pessoas, para que possamos criar um ambiente de equidade, de acolhimento e que proporcione o desenvolvimento deste colaborador. O cuidado não se restringe apenas ao ingresso da pessoa na organização ou no cliente, nós acompanhamos essa jornada para que ela seja positiva para todos e a REIS contribui de forma significativa neste processo”.

Além de participar da REIS, a Sodexo On-site é também uma das 43 companhias signatárias do Pacto pela Inclusão REIS-OIT. O documento traz cinco compromissos que devem ser adotados pelas empresas signatárias com o objetivo de que ações de diversidade e inclusão sejam levadas para a cultura da empresa, gerando propagação e engajamento entre os colaboradores.

Linha do tempo: 10 anos de atuação da REIS no Brasil:

●    Criação da Rede Empresarial de Inclusão Social brasileira, em reunião com a Organização Internacional do Trabalho-OIT. Criação do site e definição dos primeiros indicadores para mensuração de resultados (2012);

●    Desenvolvimento do Manual de Inclusão da Pessoa com Deficiência para Medicina e Segurança do Trabalho (2016);

●    Lançamento do Pacto pela Inclusão com a OIT e criação do Conselho de CEOs da REIS (2017);

●    Lançamento do Guia Ethos-REIS de Indicadores de Inclusão de Pessoas com Deficiência, em parceria com o Instituto Ethos (2018);

●    Definição dos Pilares Estratégicos da REIS (2019 e 2020);

●    Conquista de 43 encontros temáticos realizados com empresas parceiras e lançamos o Guia Reis de Comunicação Inclusiva e Acessível (2021).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *