Flexibilidade e rapidez são essenciais para conquistar mercados atuais

Flexibilidade e rapidez são essenciais para conquistar mercados atuais

Empresas que alocam profissionais precisam de alta flexibilidade para atuar em cenários distintos

A velocidade do mercado tem de ser acompanhada por um mindset arrojado e veloz dos profissionais em processos de outsourcing. Por outro lado, os desafios tecnológicos aumentam e, por isso, é crescente a necessidade de mais mão de obra especializada e também o nível de exigência das empresas que precisam contratar serviços terceirizados de TI.

A parceria entre as empresas multinacionais KPMG e Gateware é um bom exemplo. Por meio dela, são prestados serviços de terceirização e acompanhamento de profissionais de implementação de sistemas SAP, sendo que os principais qualificadores do serviço de outsourcing estão na oferta de serviços assertivos e rápidos no atendimento de demandas.

“Uma carência comum das consultorias é apresentar um currículo profissional associado à demanda que existe na empresa de forma assertiva e rápida. Há no mercado empresas que não conseguem responder em tempo hábil. Além disso, cada projeto e cada cliente têm necessidades específicas e, por isso, ter capacidade para atuar entre realidades distintas é um fator decisivo no outsourcing”, explica António Andrade (foto), sócio-diretor SAP da KPMG, que está na área de tecnologia desde o ano 2000. Ele tem experiência e expertise em projetos SAP globais, foi responsável pelo primeiro projeto de SAP S/4HANA no Brasil e pelo primeiro projeto de SAP S/4HANA no setor público, no mundo.

Por sua vez, as empresas que oferecem mão de obra para o outsourcing devem ter um time de profissionais com variadas especialidades. Afinal, alocar colaboradores para diferentes realidades de forma rápida e ainda fazer o acompanhamento é uma competência que não se conquista da noite para o dia.

Segundo Priscilla Miranda, executiva de contas da Gateware, que atende empresas SAP em todo o Brasil, suprir esse mercado dinâmico desafia as empresas a se posicionarem de forma totalmente alinhada em todas as situações. “Nosso time é preparado para aumentar a competitividade aos nossos parceiros, e por isso a suíte GW Outsourcing cresce de maneira significativa. A terceirização é uma tendência no mercado, especialmente pelo seu valor estratégico para um atendimento ágil”, destaca Priscilla.

O segredo para atender demandas no mercado competitivo

Diante dessa questão, o segredo é ter um time preparado. Se o cliente precisa de alguém que apresente o domínio do inglês, aliado às habilidades tecnológicas e conhecimento da indústria, por exemplo, é necessário poder contar com esse profissional imediatamente, na avaliação de António.

“Outro caso é de uma empresa que precisa alocar um profissional em determinada localidade com urgência. Por exemplo, não é porque um consultor SAP MM deu certo em um projeto, que ele vai se encaixar em outro. É preciso levar em consideração muitas variáveis, que requerem escuta ativa da demanda e alta velocidade, aliada à flexibilidade na busca do profissional e do atendimento ideais para conquistar novas oportunidades”, completa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *