Sonho da casa própria exige disciplina financeira e análise criteriosa do imóvel

Sonho da casa própria exige disciplina financeira e análise criteriosa do imóvel

Especialistas em finanças e mercado imobiliário apontam cuidados essenciais para transformar o desejo de comprar o primeiro imóvel em uma conquista estável

Comprar o primeiro imóvel é um marco na vida de qualquer pessoa, porém o sonho da casa própria, no entanto, exige planejamento cuidadoso para não colocar em risco o orçamento familiar, nem transformar a conquista em preocupação.

De acordo com a PNAD Contínua (IBGE, 2024), cerca de 20,2% dos brasileiros vivem em imóveis alugados e outros 8,8% em imóveis cedidos. Entre esses grupos, a casa própria continua sendo prioridade. A pesquisa do Datafolha de 2025 mostra que 93% sonham em realizar essa conquista.

Para a especialista em planejamento financeiro Adriana Ricci, o ponto de partida é a organização do orçamento, pois é fundamental mapear com clareza a renda mensal, as despesas fixas e variáveis e a real capacidade de guardar dinheiro. “Essa análise permite identificar o valor que pode ser reservado todos os meses sem comprometer a estabilidade da vida cotidiana. Minha recomendação é criar uma reserva financeira dedicada exclusivamente à aquisição, evitando misturar com outros objetivos, e manter um fundo de emergência já estruturado para que imprevistos não atrapalhem o processo”, explica.

Linha de crédito

Outro passo determinante, segundo Adriana, é avaliar a linha de crédito e os custos envolvidos antes de assumir um compromisso de longo prazo. Ela destaca a importância de simular financiamentos em diferentes instituições, considerando taxas de juros, prazos e seguros obrigatórios, para compreender o impacto real no orçamento. “Ter um bom valor para dar de entrada é uma ótima pedida porque garante melhores condições de negociação. A disciplina em manter o foco nesse objetivo reduz riscos e torna a decisão de compra mais consciente e sustentável”, garante a fundadora da SHS Investimentos.

Se a saúde financeira é indispensável, a escolha do imóvel também exige cautela. Para Júlia Maria Gagliardi, CEO da inCanto Urbano, o desafio vai além de encontrar um apartamento que caiba no bolso, mas também alinhar o imóvel ao projeto de vida.

“Sair do aluguel ou da casa dos pais e comprar um imóvel exige que se olhe não só para o preço e para a estética do apartamento. A decisão precisa considerar fatores como, principalmente, a localização, entre outros que podem impactar a rotina do dia-a-dia como a infraestrutura de transporte ou vias de acesso ou até mesmo, para alguns, a importância do comércio por perto. O que parece detalhe pode determinar se aquele imóvel vai, de fato, atender às necessidades do dia a dia”, afirma.

Segundo Júlia, o sonho da casa própria continua forte porque representa estabilidade e pertencimento. “Quando 93% dos brasileiros que moram de aluguel ou em imóveis cedidos dizem sonhar com o imóvel próprio, estamos falando de realização pessoal. É criar raízes, conquistar autonomia e transformar a vida cotidiana”, analisa.

Com disciplina financeira e escolhas conscientes, o primeiro imóvel deixa de ser apenas um objetivo distante e se torna uma conquista possível. “Comprar é assinar um contrato, dar forma a um projeto de vida e quando planejamento e informação caminham juntos, o resultado é sempre mais sólido”, finaliza Júlia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *