iFood lança programa de estágio apostando na formação da geração Z em Inteligência Artificial

iFood lança programa de estágio apostando na formação da geração Z em Inteligência Artificial

Programa oferece bolsa-auxílio acima do valor de mercado e é voltado para formar jovens talentos em IA, apaixonados por inovação tecnológica

Nesta quinta-feira (6), o iFood, empresa brasileira de tecnologia referência em delivery, anuncia o lançamento do GEN AI, programa de estágio da empresa para identificar, contratar e desenvolver a próxima geração de criadores de IA — ou seja, jovens talentos que unem curiosidade, habilidades técnicas e propósito para moldar o futuro da Inteligência Artificial. As inscrições estão abertas a jovens de todo o Brasil, podendo ser realizadas até 23 de novembro através do site.

O programa está em linha à pesquisa interna que mede o clima de mais de 8 mil FoodLovers (como são chamados os colaboradores) e revela que a Geração Z da companhia — que representa 26% do quadro da empresa — supera as demais gerações em índices de confiança, engajamento e aprovação de liderança, desafiando os estereótipos sobre falta de compromisso. O estudo também aponta que 93% da Gen Z do iFood se orgulha do impacto positivo gerado pela empresa, conectando engajamento à identificação com o propósito organizacional, já 92% avaliam positivamente a liderança, superando Millennials (86%).

Com 70% de taxa de efetivação de estagiários em programas anteriores, o iFood desenhou o GEN AI para proporcionar uma experiência transformadora. O programa busca preferencialmente universitários de cursos como Ciência da Computação, Engenharia de Software, Matemática Aplicada, Estatística e áreas correlatas, com perfil colaborativo, analítico e inquieto — os selecionados serão os próximos AI Builders, como a empresa está nomeando os participantes do programa, explorando agentes, testando tecnologias emergentes, aplicando a IA para resolver problemas reais e criando soluções que impactam milhões de pessoas.

“A Geração Z não é descomprometida, o desafio está em liderá-los. Descobrimos que 91% dos colaboradores dessa geração reconhecem o equilíbrio entre trabalho e responsabilidades pessoais, o que evidencia a busca por ambientes que priorizam bem-estar e flexibilidade. Nosso papel como líderes é construir um ambiente de conexão, empatia e confiança que o permita evoluir junto”, explica Raphael Bozza, VP de Pessoas do iFood.

Para o executivo, o GEN AI reflete o compromisso do iFood em transformar essa confiança e engajamento em diferencial estratégico. “Estamos consolidando o iFood como a melhor escola para quem deseja criar uma carreira significativa em tecnologia e inovação”, completa.

Benefícios do GEN IA

O programa foi desenhado para oferecer uma experiência exclusiva e transformadora, com benefícios robustos que incluem uma bolsa-auxílio acima do valor de mercado, imersão internacional em outra empresa do grupo Prosus na América Latina, proporcionando contato direto com um dos maiores ecossistemas globais de inovação e tecnologia; investimento em desenvolvimento pessoal e profissional, por meio de mentorias, cursos e acesso a experiências práticas.

“O GEN AI vai além de um estágio tradicional. É a porta de entrada para quem deseja construir uma carreira impactante, com o suporte de uma empresa referência em IA aplicada na América Latina. Desde 2020, o iFood investe constantemente na agenda de inteligência artificial, com mais de 3.500 agentes personalizados ativos por colaboradores, provando que a IA não apenas potencializa negócios, mas também empodera os talentos que a desenvolvem.”, conclui o executivo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *