Brasil recebeu 300 mil turistas internacionais somente no período do Carnaval

Brasil recebeu 300 mil turistas internacionais somente no período do Carnaval

Festa registrou crescimento de 17% na chegada de viajantes de outros países em relação a 2025

A Terra do samba, do batuque e dos sorrisos que atravessam fronteiras mostrou que o Carnaval é festa, identidade, cultura viva e espetáculo que transforma ruas em palcos e o país em vitrine para o mundo. Em 2026, esta potência se traduziu em números expressivos e consolidou o Brasil como um dos destinos mais desejados do planeta.

Durante o período de folia, o país recebeu 300 mil visitantes estrangeiros, um crescimento de 17% em relação a 2025. Para se ter uma ideia, o volume representa cerca de 30% de toda a movimentação internacional de um mês inteiro concentrada em apenas sete dias.

O impacto econômico também foi expressivo. A receita gerada pelos turistas internacionais durante o Carnaval de 2026 alcançou quase US$ 186 milhões em todo o Brasil.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo garante que os números confirmam o fortalecimento da imagem do país no exterior.

“Estamos colhendo os frutos de uma política ativa de promoção internacional. O carnaval é a nossa maior vitrine cultural e hoje ele se consolida também como um motor estratégico de geração de receitas, empregos e desenvolvimento. O mundo voltou a escolher o Brasil”, afirmou Freixo.

Diversidade

Do total de 300 mil turistas estrangeiros que vieram ao Brasil para a festa, 110 mil tiveram como destino a capital fluminense. O número representa 36% de todas as chegadas internacionais no período. Na prática, isso significa que quatro em cada dez turistas internacionais que escolheram o Brasil para o Carnaval tiveram o Rio como destino.

Na comparação com 2025, a Cidade Maravilhosa registrou crescimento de 9% no turismo internacional durante o Carnaval, consolidando-se como principal porta de entrada do país nesse período. Em termos econômicos, aproximadamente US$ 67 milhões foram movimentados na capital apenas com os gastos dos turistas estrangeiros. 

Além do protagonismo do Rio de Janeiro, outros estados brasileiros também registraram fluxo expressivo de turistas estrangeiros durante o Carnaval. São Paulo aparece na sequência, com a entrada de aproximadamente 23,5% do total de turistas internacionais.

Destes números, Bahia recebeu cerca de 7,5% turistas estrangeiros, enquanto Pernambuco contabilizou 4,9% das chegadas de pessoas de outros países. Já Minas Gerais registrou 1,5% de estrangeiros no período e 26,6% dos turistas escolheram diferentes destinos espalhados pelo país, reforçando a diversidade do Carnaval brasileiro.

Conforme explica o presidente, o sucesso de 2026 é resultado da eficácia das políticas ativas de promoção da marca Brasil, que utiliza a diversidade cultural e a natureza como pilares para atrair cada vez mais visitantes e fortalecer a economia por meio do turismo.

Crédito da foto: Fernando Maia/Riotur

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *