Projeto transforma lixo em geração de renda para famílias do Paraná

Projeto Alinhavando as Oportunidades2Um projeto único em todo o Paraná e que merece estar no alvo dos holofotes da consciência socioambiental. O Projeto Alinhavando as Oportunidades tem se destacado por ampliar o número de famílias carentes atendidas e a levar às empresas o bom hábito de reciclar e reutilizar. O projeto é realizado pela Casa da Criança São José, localizada no bairro Cajuru em Curitiba, e ensina mulheres em situação de risco como confeccionar sacolas reutilizáveis (ecobags) aproveitando material reciclável das empresas. Um ônibus equipado com máquinas de costura visita as comunidades carentes em diversas localidades do estado e ensina mulheres como transformar o lixo em fonte de renda. São 600 bolsas confeccionadas e vendidas pelo ônibus em média por mês. O dinheiro arrecadado é revertido para o projeto e também para a manutenção da creche comunitária Casa da Criança, que atende 130 crianças.

A iniciativa também contribui para a redução de lixo encaminhado a aterros sanitários. Segundo a coordenadora Maria de Lurdes de Oliveira, desde o início dos trabalhos em 2010 o projeto já poupou o meio ambiente de receber mais de 9 toneladas de lixo plástico. “Foram feitas 25 mil bolsas com material que poderia ter ido para o lixo e foi reaproveitado, gerando renda para famílias carentes”, conta Maria.

A Altiseg, empresa especializada em segurança em altura, fabrica cintos para trabalho em altura e as sobras de tecido e também dos banners vão direto para o projeto. As fitas transformam-se nas alças das bolsas, que inclusive são exportadas para países europeus como França e Inglaterra.
“Contribuir para projetos como esse nos felicita de tal maneira que a cada dia queremos ajudar mais e reciclar mais. Além das fitas, ampliamos a reciclagem para sobras de tecido para confecção de almofadas, reutilizamos os grandes careteis de cabos de aço e os transformamos em bancos, e paletes viram mesas e portas revistas. O resto do couro de nossa fábrica vai para um sapateiro em Paranaguá que faz chinelos e com o dinheiro arrecadado atende uma creche na cidade”, diz Izabela Salete Luszczynski, reponsável pela área de Sustentabilidade da Altiseg.

Edson Sadão Imoto faz parte da ONG Fukuoka que faz a coleta do lixo reciclável das empresas e conta que na Grande Curitiba há somente 60 empresas que contribuem para projetos como esse ou ao menos possuem a consciência da reciclagem. “A lei 12.305/10, que diz respeito ao manejo dos resíduos sólidos, movimentou algumas empresas, mas ainda encontramos dificuldades de criarmos hábitos práticos de reciclagem e reutilização. As empresas que participam merecem o nosso reconhecimento para que sua boa prática sirva de exemplo para as demais”, afirma.
A ONG espera ampliar a participação de empresas em projetos como o Alinhavando as Oportunidades e para isso realiza palestras gratuitas em todo o Estado.

O projeto Alinhavando as Oportunidades ganhou o Prêmio Expressão de Ecologia de 2013 na categoria Tecnologias Socioambientais e o Prêmio Mundo Melhor de 2013, realizado pela UNISEP em parceria com a RPCTV e o Instituto GRPCOM. “Acreditamos neste trabalho e incentivamos a contribuição das empresas”, conclui Izabela Luszczynski.

Levada pelo espirito de preservação ambiental, a Altiseg também dá destino a lâmpadas e pilhas velhas, e até bitucas de cigarro, que são utilizadas em holarias para fabricação de tijolos e em enconstas de rios para evitar deslizamentos. Segundo Izabela, as bitucas também contaminam até 1 metro quadrado de água. “Cada um precisa fazer a sua parte. Na empresa, todo o mês a ONG Fukuoka vem fazer a coleta das bitucas, assim como outros produtos recicláveis, que recebem destinação correta. Todos os colaboradores ajudam, inclusive trazendo produtos de suas casas”, conta.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *