Com consultoria de imobiliárias idôneas, busca por imóvel é mais fácil e segura

aluga-seAlugar um imóvel pode ser simples e fácil se o interessado tomar algumas medidas que minimizam os riscos e potencializam a segurança. Com a tradição e a credibilidade de 20 anos de atuação e contando com 13 das principais imobiliárias que atuam em Curitiba, a Rede Imóveis elaborou uma série de dicas que facilitam os passos a serem tomados da escolha do imóvel à mudança.

A Rede Imóveis atua em Curitiba, região metropolitana e litoral paranaense, mas, como é associada da Rede Brasil de Imóveis – que reúne redes imobiliárias de todo o Brasil – também pode ser acionada por pessoas de outros estados que queiram locar ou comprar imóveis em todo o país.

Confira as dicas para locação:

Escolha da imobiliária

O primeiro e mais importante passo é com a definição da imobiliária que vai ajudá-lo. Seja o imóvel para trabalho ou moradia, você está procurando tranquilidade, segurança e conforto, e contar com imobiliárias conceituadas e de tradição é a garantia de que será dado todo o apoio necessário para a escolha do imóvel.

Escolha do tipo de imóvel

Antes de ir à procura, defina o tipo de imóvel que você quer. Avalie bem as suas necessidades e as da sua família para decidir se será casa, apartamento ou sobrado, número de quartos e de banheiros, tamanho da sala e da cozinha, vagas de garagem, prédio com ou sem elevador e incidência de Sol. Se for comercial, avalie se o tamanho da sala é suficiente para o momento e para eventual expansão do seu negócio. Pergunte a vizinhos se é boa a estrutura de internet e telefonia.

Localização

A regra geral aqui é a de o quão prática ficará sua vida e da sua família morar onde está pretendendo. Analise facilidade de acesso de carro e de ônibus; avalie como fica o trajeto até o seu trabalho e à escola dos filhos; veja se há bancos, farmácia, supermercados e padaria por perto; analise a possibilidade do bairro crescer e surgirem novas construções ao seu lado.

Condições do imóvel

De preferência junto com um especialista, analise condições de pintura, piso, elétrica e hidráulica. Abra torneiras e chuveiros, acione todos os interruptores e abra e feche janelas e portas. Verifique infiltrações e vazamentos. Se houver mobília, veja as condições gerais de cada móvel.

Segurança

Veja se o prédio tem portaria 24 horas; se tem câmeras e outros sistemas de monitoramento; converse com vizinhos para saber como é histórico de problemas de segurança no bairro; como é o acesso à portaria e à garagem; visite o imóvel de dia e de noite e em dias diferentes para ter melhor noção de como é a região. Se for casa, veja se há possibilidade de monitoramento coletivo na rua; custos com colocação de cerca elétrica, grades e outros aparatos de segurança.

Valores

É importante analisar a sua capacidade financeira. Por mais que se encante com alguma opção, veja se o valor do aluguel cabe no orçamento. Não se esqueça de conferir ainda valor do condomínio, IPTU e outras taxas. Converse sobre índices para renovação de aluguel e multa para eventual desocupação do imóvel antes do fim do contrato.

Documentação

Em geral, o inquilino precisa preencher uma ficha cadastral e entregar cópia de comprovante de renda. Claro, não pode haver restrições de crédito no seu nome. Poderá ter um fiador – que precisa ter um imóvel quitado registrado em seu nome – ou optar por outras modalidades de garantia, como título de capitalização e seguro fiança. Peça para a imobiliária apresentar as opções e avalie os prós e contras. Se for imóvel comercial é preciso checar se o mesmo comporta o tipo de negócio que pretender ter. Para isso, peça a indicação fiscal na imobiliária e consulte a Prefeitura Municipal.

– Veja dias e horários permitidos para mudança;
– Se costuma receber muitas visitas ou clientes, analise facilidade de se estacionar na rua ou em estacionamentos próximo;
– Se tem filhos, avalie atrativos de lazer no prédio ou na vizinhança;
– Veja a acessibilidade para Portadores de Necessidades Especiais;
– Em casas, veja se há ligação de esgoto.

Por fim, a principal dica é para que o interessado não tenha pressa. “O mercado de locação está com ótimo estoque. Só a Rede Imóveis conta com cerca de 2,8 mil opções em todas as faixas de preços, em todas as regiões de Curitiba e em todos os tipos de imóveis”, diz o presidente da Rede Imóveis, Fernando Galvão Puhl.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *