Divulgada lista dos vencedores do concurso “Minha Ideia Muda o Mundo”

Gui Barthel fará palestra na ACP, em Curitiba.
Gui Barthel fará palestra na ACP, em Curitiba.

A entrega da premiação aos vencedores será realizada na próxima terça (7), no auditório da ACP, a partir das 18h45. Durante o evento, os idealizadores apresentarão seus projetos  à diretoria da ACP, comunidade envolvida no setor de empreendedorismo inovador e a potenciais investidores. O evento também contará com uma palestra do fundador do site Baixaki, Gui Barthel, que falará sobre a sua trajetória profissional.

O Baixaki foi desenvolvido e é mantido pelo Grupo NZN, com base em Curitiba. O site nasceu despretensiosamente com o objetivo de oferecer conteúdo em português sobre programas e jogos de computador, incorporando posteriormente serviços e jogos online e também aplicativos para celulares. Hoje o portal figura entre os maiores do segmento no Brasil.

Os projetos foram disputados em três categorias categorias e duas menções honrosas. O concurso contará prêmios e patrocínios da Fomento Paraná e do BRDE, com mídia gerida pela agência Atrativa. A banca aavaliadora foi formada por empreendedores, com membros do CJE da ACP, fundos de investimentos em start up, Google Grinds, e agências de empreendedorismo da FAE e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).

Dentre os vencedores, destaca-se o projeto selecionado da categorias “Minha ideia muda a minha vida”. O site “alldayuse.com” explora o potencial do turismo local de um dia inteiro – day use – , viabilizando o acesso dos habitantes de Curitiba e região a uma infinidade de estabelecimentos de turismo tradicional. “A ideia simples, mas inovadora, explora um mercado consumidor muito relevante , o das pessoas com algum dinheiro mas sem tempo para viagens mais longas, conectando-o com a capacidade ociosa de estabelecimentos turísticos, a preços diferenciados para estadia sem pernoite”, destacou o coordenador do CJE, João Guilherme Duda.

Com isso, estabelecimentos como spas, chácaras, hotéis-fazenda, restaurantes coloniais, estâncias, pesque-pague, piscinas, parques temáticos e cavalgadas passarão a contar com o seu próprio mercado local, ao invés de contar apenas com turistas viajantes dispostos a pernoitar. “Para a população local, emerge uma vasta gama de opções de lazer na região da cidade, mas não necessariamente urbanas e tradicionais”, disse Duda.

Com isso, o negócio vencedor do concurso detém a possibilidade de se tornar um catalisador do turismo local, inclusive viabilizando a escala mínima necessária para empreendimentos dirigidos ao turismo tradicional de viajantes oriundos de outros estados ou regiões.

Outras ideia em destaque é a ferramenta de avaliação em tempo real de metodologias inovadoras de ensino. Utilizada a partir da satisfação dos alunos em uma plataforma geral de acesso a artistas locais, a tecnologia pode ser utilizada para interação entre eles público e artistas, viabilizando a divulgação e a contratação em paralelo ao marketing tradicional.

O mecanismo que desliga veículos automaticamente quando o automóvel para também está entre os projetos interessantes. A ferramenta permite economia de combustível e redução de gases poluentes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *