Smart City Business America realiza em maio sua primeira edição em Curitiba

Curitiba recebe, pela primeira vez, o Smart City Business America Congress & Expo, maior evento da América Latina sobre sustentabilidade das cidades inteligentes. Realizado entre os dias 19 e 21 de maio, no Expo Unimed, o congresso conta com o apoio da AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), que estará presente com estande próprio e participará dos debates e palestras.

As arquitetas associadas da AsBEA-PR Yumi Yamawaki, doutora e mestre em Gestão Urbana, e Sandra Mayumi, sócia-diretora da ECOTECNICA, irão ministrar palestras no dia 21 de maio sobre planejamento e transformações urbanas. Os debates do terceiro dia de evento serão mediados pelos arquitetos Keiro Yamawaki, presidente da AsBEA-PR, e Cristiane Lacerda, vice-presidente de planejamento da AsBEA-PR, e terão como foco as demandas relacionadas ao meio ambiente, mobilidade e geração de energia no contexto de cidades que buscam inovação. “Contribuir com esse evento é um privilégio para nós arquitetos e urbanistas que estamos em constante discussão sobre soluções inovadoras e viáveis para as cidades. Sem dúvida, esta é uma grande oportunidade para que os profissionais possam expandir seus conhecimentos e aplicar a sustentabilidade com ainda mais vigor em cada projeto”, afirma Keiro Yamawaki, presidente da AsBEA-PR.

Curitiba foi escolhida como sede da terceira edição do Smart City Business America por ser uma cidade referência, no Brasil e na América Latina, em inovação e sustentabilidade. O objetivo do congresso é promover um espaço de debates, trocas de informações e alternativas de soluções inteligentes para os desafios das cidades modernas. Além disso, as empresas poderão mostrar seus projetos, produtos e iniciativas de smarter cities em 2.500 metros quadrados de área de exposição. Com relevância internacional, estarão presentes prefeitos e representantes de instituições, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, empresas e empreendedores dos cinco continentes.

O Smart City Business America Congress & Expo é realizado pelo Instituto Smart City Business em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Federação do Comércio do Paraná e a Agência Curitiba de Desenvolvimento. Mais informações sobre a programação no site http://www.smartcitybusiness.com.br/.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *