População da melhor idade é um bom nicho de mercado para empresas que estão em busca de oportunidades
A população do Brasil está envelhecendo e hoje quase 25 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos. Daqui há dez anos, este número saltará para 35 milhões de pessoas. Só em Curitiba, vivem 8,4% das pessoas com 60 anos ou mais. O grupo demográfico que mais cresce no Brasil e também no mundo, ao que tudo indica, parece sofrer menos com a crise econômica. Portanto, na avaliação de especialistas, estes consumidores representam uma mina de oportunidades à espera das empresas que estão em busca de novos nichos de mercado.
Um levantamento divulgado recentemente pelo SPC Brasil constatou que 4 em cada 10 idosos passaram a gastar mais com produtos que gostam. Outro dado curioso é que mais de 70% dos idosos conseguem ter independência financeira e de cada 10, 7 pertencem a nova classe média.
O que chama a atenção mesmo, é a renda anual desses 25 milhões de idosos, que chega a R$ 242 bilhões. Ou seja, um poder de compra que não é de se desprezar. Mas, infelizmente, o mercado brasileiro parece não estar ainda preparado para esse filão, já que 45% dos idosos sentem dificuldades para encontrar produtos adequados para sua idade. Essa impressão é mais notada pelas mulheres sessentonas e também pelas pessoas entre 70 e 75 anos.
Para os empresários que estiverem interessados em dirigir seus negócios para este público, daqui para frente, as maiores oportunidades de vendas estão nos setores de saúde, turismo, lazer, entretenimento e varejo.
Por último, o que têm contribuído para revolucionar o comportamento da terceira idade são a maior permanência do idoso no mercado de trabalho, o crescente número de divórcios e as novas uniões conjugais bem como os avanços da medicina e biocosmética.








