Ferramentas para profissionalizar uma empresa familiar

Toda empresa familiar tem seus métodos de trabalho, a sua filosofia estabelecida e a sua cultura empresarial. Mesmo assim, ter tudo isso não basta e é aí que o profissionalismo entra em cena. As empresas precisam olhar para a concorrência e para o mercado, forçando uma empresa familiar a rever muitos elementos da gestão para manter a competitividade.

Em outras palavras: É preciso adotar novas ferramentas para profissionalizar tudo. Para Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, profissionalizar quer dizer resumidamente: ter planejamento; saber executar, manter indicadores em dia e nunca perder os controles de gestão e de meritocracia. “Quando os resultados não estão acontecendo de maneira sistemática é importante rever o planejamento, a execução e os indicadores. Normalmente os sinais estão nestas três dimensões”, aponta Valério.

Há também o entendimento de que “profissionalizar” seria como separar os interesses familiares dos da empresa. Dentro desta visão mais ampla, Eduardo Valério detalha que nas empresas familiares, quanto mais segregados estiverem os temas efeitos à família dos temas relacionados à gestão, mais ‘profissional’ ela será, mas alerta: “Entretanto, é preciso ter o planejamento empresarial muito claro, com objetivos definidos, metas, indicadores e sistema consistente de acompanhamento de resultados. Ou essa separação não adiantará muita coisa”.

Um passo importante nesta direção é a elaboração e implementação do planejamento estratégico, bem como definir alçadas e fóruns de decisão. “Com estes instrumentos, a empresa poderá avançar na direção da sustentabilidade” disse Eduardo Valério.

Gerindo o seu pessoal

Contratação, remuneração e promoção de funcionários, assim como regras de trabalho e níveis para a tomada de decisão, são elementos básicos dentro de uma empresa, mas muitas nem se preocupam em criar ferramentas para gerir todos estes aspectos.

Para não cometer erros na hora de adotar novos direcionamentos, Eduardo Valério ressalta que dentro deste tipo de reformulação empresarial, é fundamental encontrar uma empresa (ou um profissional) com especialização neste ramo de implantação de projetos de Governança Corporativa e de sucessão em empresas familiares.

“Na implantação dos projetos de Governança, por exemplo, nós da JValério estabelecemos as regras e as normas de gestão nas quais são estabelecidas premissas e critérios de como melhor gerir a empresa. Dentre as premissas e critérios estão aqueles relativos à gestão geral da empresa e, consequentemente, a gestão de pessoas. Contudo, detalhamento de temas como políticas de cargos, salários, remuneração e outros dentro dessas esferas devem ser tratados por empresas especializadas e com know-how” conclui o especialista.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *