Reuniões de negócios só serão produtivas se forem bem planejadas

reunião de negóciosAs reuniões fazem parte da rotina no mundo dos negócios. Elas são importantes para tomar decisões, integrar pessoas, passar informações, coletar opiniões, trocar ideias, avaliar projetos, reconhecer e solucionar problemas, falar de experiências e aproximar a equipe, dentre muitas outras funcionalidades. Ou seja, as reuniões objetivam garantir a melhoria contínua das empresas.

Quando mal estruturadas, as reuniões se tornam improdutivas e desnecessárias, reforçando a visão negativa que muitos profissionais têm do termo reunião. Para que uma reunião seja eficaz e produtiva, ela deve enfocar temas da atualidade e incluir somente o número de participantes necessários para encontrar a solução ao problema que está sendo apresentado e discutido.

É preciso também que os encontros de trabalho ou negócios sejam realizados de forma planejada, organizada, e conduzidos de maneira objetiva. O primeiro passo para tornar uma reunião bem-sucedida é planejar, verificando se ela foi informada a todos os interessados, se os participantes estão cientes da hora, se existem informações suficientes para a sua condução e definir uma boa pauta de discussões. Se todos esses itens forem cumpridos, a reunião será mais ágil.

O segundo passo trata do desenvolvimento da reunião. Ela começou no horário? As pessoas tiveram espaço para apresentar fatos e dados? As ações necessárias foram definidas? Neste caso, é importante lembrar que devem ser abordados somente os assuntos previamente definidos e garantir que ao finalizar o encontro, todos estejam cientes das decisões tomadas.

Também é necessário que o condutor da reunião tenha a postura de dar liberdade aos participantes para expor suas ideias, oferecer conhecimento adequado aos assuntos da reunião e evitar julgamentos precipitados. Outro detalhe importante; uma boa reunião de negócios deve ser conduzida num clima agradável e com um bom senso de humor

Mas, uma reunião bem-sucedida não para por aí. O terceiro passo é verificar se as ações propostas estão sendo executadas. É necessário fazer uma análise das decisões tomadas após a reunião, considerando o resultado esperado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *