Mais da metade dos boletos gerados na Black Friday não foram pagos

Na tentativa de agilizar o recebimento das vendas realizadas na data mais esperada do e-commerce brasileiro, as lojas virtuais não tiveram muita aderência com as vendas por boleto bancário durante o final de semana da Black Friday, que aconteceu entre 24 e 27 de novembro. De acordo com a MundiPagg, empresa responsável por 40% das transações do comércio eletrônico nacional, 54% dos documentos gerados nessas datas ainda não haviam sido pagos até 4 de dezembro, exatos dez dias após a fatídica sexta-feira.

O boleto bancário é uma aposta dos lojistas para incentivar as vendas à vista com desconto e, por consequência, adiantar o recebimento das vendas para o dia seguinte ao seu pagamento, diferentemente de uma venda por cartão de crédito, que tem a primeira parcela repassada após 30 dias. Além do alto índice de desistência do pagamento, o volume de vendas por boleto não teve apelo suficiente, representando apenas 5% de todos os pedidos gerados. “As desistências são mais frequentes nesse meio de pagamento porque muitas pessoas optam por pagar os boletos no banco, ocasionando um intervalo de tempo suficiente para a reflexão de quem comprou por impulso”, explica João Barcellos, CEO da MundiPagg. Além disso, o executivo ressalta que o índice de documentos não pagos pode diminuir após 30 dias, já que algumas lojas estenderam a data de vencimento.

Cartões têm alto índice de conversão

Se o pagamento por código de barras está cada vez mais em desuso pelo consumidor, o dinheiro de plástico está cada vez mais relevante para compras nas lojas virtuais. Ainda de acordo com a MundiPagg, 90% das compras por cartões de crédito foram aprovadas no período. As outras 10% foram negadas por diferentes motivos, entre eles, saldo insuficiente. “Muitos consumidores ainda não sabem que o limite disponível do cartão deve contemplar o valor total da compra e não apenas da parcela mensal”, explica Barcellos.

De modo geral, houve aumento de 20,5% no número de pedidos realizados, com tíquete médio de R$ 500. A MundiPagg registrou, ainda, o processamento de mais de 2,4 mil pedidos por minuto nos horários de pico, número 11% maior em relação a 2016, e 100 mil pedidos por hora,alta de 27% na comparação com o ano passado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *