Estudo revela crescimento de 15% da receita das empresas com estratégias de Analytics e BI em nuvens híbridas

A SAP anunciou os resultados de uma pesquisa encomendada à Forrester Consulting que indicam que a nuvem é vital para elevar o nível de maturidade dos recursos analíticos e dos dados. No estudo, 82% das empresas afirmaram acreditar que uma abordagem de nuvem híbrida será o próximo passo importante na evolução de suas estratégias de Analytics-Business Intelligence (BI).

Segundo a pesquisa, com o avanço dos negócios digitais e a evolução da transformação digital, as empresas precisarão mais do que as tradicionais ferramentas analíticas em silos para se manterem competitivas. Será preciso aumentar significativamente a adoção dessas soluções para que mais usuários das áreas de negócios possam tomar decisões melhores e mais fundamentadas.

O estudo indica também que para elevar o nível de maturidade das soluções analíticas é preciso torná-las mais úteis e acessíveis para toda a empresa. Quando as questões técnicas em torno de Analytics-BI forem eliminadas, as empresas poderão se concentrar em aprimorar tais ferramentas. Essa estratégia, de acordo com 92% dos usuários de soluções Analytics-BI em nuvens híbridas bem estabelecidas entrevistados, produzirá aumento da receita, com um crescimento anual igual ou superior a 15% durante os próximos três anos.

Outra importante indicação obtida pela Forrester, para as empresas que buscam mais maturidade para suas soluções Analytics-BI, é concentrar esforços nas seguintes iniciativas:

• Adotar ferramentas mais poderosas e acessíveis: Atender às demandas dos negócios em constante mudança exige ferramentas que sejam fáceis de implementar, ofereçam uma arquitetura flexível e, ao mesmo, trabalhem com altos níveis de segurança e padrões de governança – uma nuvem híbrida.

• Aprimorar as soluções Analytics-BI investindo em novas tecnologias (a nuvem) e explorando mais casos de uso: A nuvem híbrida oferece uma grande variedade de opções de implantação. Algumas podem oferecer ROI mais alto e mais rápido do que outras. Os clientes podem escolher as que vão gerar mais valor para os negócios por um menor custo e com menos esforços e riscos e, em seguida, priorizar essas tecnologias em vez de projetos mais complexos de longo prazo.

• Aumentar o investimento em Analytics-BI: Aprimorar as soluções Analytics-BI deve ser uma iniciativa que abrange toda a empresa para que possa ser totalmente eficaz. É preciso assegurar a adesão em toda a organização, idealmente de cima para baixo, para conquistar melhorias e investimentos em Analytics-BI. Isso aumentará o aspecto da autoaprendizagem dessas ferramentas e viabilizará uma melhora contínua.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *