Programas de fidelidade ajudam turistas em tempo de orçamento apertado e dólar alto

Programas de fidelidade ajudam turistas em tempo de orçamento apertado e dólar alto

Viajar é sempre uma boa opção para os momentos de folga, seja naquele feriado prolongado, no trajeto rápido do fim de semana ou nas tão planejadas férias. Sair do país ou mesmo da cidade rende novas experiências, contato com lugares, culturas e pessoas diferentes, o que ajuda a recarregar as energias para a volta à rotina. Apesar dos muitos pontos positivos, nem sempre é fácil separar no orçamento o dinheiro necessário para arcar com todas as despesas da viagem.

Em tempos de instabilidade financeira e dólar nas alturas, os consumidores brasileiros têm buscado alternativas para manter os planos de viagem, gastando o mínimo possível. É com este pensamento que muitos deles têm prestado mais atenção aos programas de fidelidade, aqueles que possibilitam o acúmulo de pontos/milhas em compras do dia a dia para a posterior troca por produtos, serviços ou oferecem descontos e até oportunidades de experiências exclusivas.

Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) apontam que esse interesse segue crescendo. O número de cadastros nos programas de fidelidade chegou aos 120,6 milhões no fim do primeiro semestre de 2018. Apenas nesse período, o setor ganhou 8,4 milhões de novas inscrições, o que representa um crescimento de 20,8% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

As passagens de avião são os itens mais desejados pelos clientes no momento de trocar seus pontos/milhas. Do total de 136,8 bilhões de pontos/milhas resgatados no primeiro trimestre, 73,9% deles foram para bilhetes aéreos, o que demonstra, ainda, uma forte preferência dos participantes pelas viagens.

Para o presidente da ABEMF, Roberto Chade, os brasileiros estão percebendo a importância dos programas de fidelidade e os benefícios que eles trazem, sobretudo, no lado financeiro. “O fato de acumular pontos/milhas em compras do dia a dia, sem precisar aumentar gastos, e resgatar por passagens aéreas, hotéis, aluguel de carros, entre outros, é um ganho importante. Usar o saldo acumulado, ou aproveitar os benefícios oferecidos pelos cartões de crédito, pode transformar os planos de uma viagem nacional em uma experiência no exterior, por exemplo, ou permitir um upgrade de hotel e até mesmo de classe no avião. Os programas realmente aumentam o poder de compra do consumidor, permitindo experiências melhores, que nem sempre seriam possíveis em momentos de orçamento apertado”, explica.

Outra alternativa oferecida pelos programas de fidelidade é a possibilidade de unir “pontos/milhas + dinheiro”. “Nem sempre o participante tem o saldo total para resgatar a passagem ou o hotel que deseja naquele momento. Essa modalidade permite usar o saldo acumulado nos programas para aproveitar boas oportunidades”, afirma o especialista.

Vale lembrar algumas orientações para quem quer aproveitar melhor os programas para viajar:

Programe sua viagem com antecedência, quanto antes resgatar, de menos pontos/milhas vai precisar;
Fique atento às promoções oferecidas pelos programas e aproveite as oportunidades;
Passagens e hospedagem em baixa temporada costumam oferecer ainda mais descontos;
Não deixe seus pontos/milhas expirarem, fique atento aos comunicados de seu programa e acompanhe seu extrato com frequência.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *