Comissário de Voo: uma oportunidade nas alturas

Comissário de Voo: uma oportunidade nas alturas

O ano de 2019 começou com grande esperança econômica e promessas de geração de empregos. O Boletim Focus do Banco Central estima uma alta do PIB para até 2,5% durante o ano, o que significa mais poder de compra, mais dinheiro circulando e negócios mais lucrativos, o que deve gerar impactos positivos no mercado de trabalho. Nesse cenário muitos brasileiros estão em busca de uma profissão que pague as contas e ainda lhes dê satisfação.

O perfil cada vez mais livre dos jovens que ingressam no mercado de trabalho, muitas vezes avessos ao escritório, faz com que o Comissário de Voo seja um dos cargos mais requisitados no setor da aviação, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Devido ao aumento da mão de obra e, consequentemente, da competitividade da área, espera-se que haja uma busca por qualificação e melhoria do currículo por parte dos candidatos.

Para obter a licença de comissário de voo (CMS), segundo exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o candidato deverá ter 18 anos, 2º grau completo e frequentar uma Unidade de Instrução Profissional homologada pela ANAC, a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo (MCA 58-11), com carga horária total, mínima, de 138 horas-aula. Depois de passar pelo ensino-aprendizagem e ser aprovado por uma das Escolas homologadas pela ANAC, o candidato deverá submeter-se às provas que compõem o exame teórico da agência. Após a aprovação, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.

Diferencial

Para alcançar um destaque no mercado, a língua inglesa pode ser um diferencial, por isso a Cultura Inglesa de Curitiba oferece um curso específico para Comissários de Bordo. A proposta deste curso é abordar situações práticas do dia a dia como serviço de bordo, embarque e desembarque, segurança em geral, partes do avião e conversação em geral. A carga horária e de 15 aulas de 100 minutos, uma vez por semana, totalizando 30 horas. O início do curso é na segunda semana de março com aulas até a última semana de junho.

Para a comissária de voo da Emirates, Alexandra Engraf, o conhecimento da língua inglesa foi fundamental para conquistar uma posição como comissária internacional, um sonho que tinha desde a infância. “Acredito que um curso focado em atendimento ao cliente, com vocabulário específico da área de aviação pode ajudar muito os comissários que estão começando e não têm domínio total da língua”, garante.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *