Novo boleto confirma pagamento em tempo real

Novo boleto confirma pagamento em tempo real

Concretizar uma compra em um e-commerce utilizando boleto é um processo mais lento, que pode desmotivar os clientes pela demora na efetivação da entrega do esperado produto. Essa forma de pagamento, porém, é vantajosa às lojas virtuais por ter taxas menores. Para solucionar o entrave, a fintech PagHiper, lançou uma ferramenta que identifica o pagamento logo após o depósito, antes da compensação bancária, e avisa o lojista, para que agilize a expedição do pedido.

Normalmente, ao emitir o boleto, o comerciante separa o produto em estoque e libera a entrega apenas com a confirmação da transação – que ocorre na madrugada posterior. A nova funcionalidade cria um passo intermediário entre os status “aguardando” e “aprovado”: o “reservado”. Ele indica que o consumidor já liberou o valor e, assim, possibilita o preparo do item para envio antecipado, o que, consequentemente, contribui para a satisfação e fidelidade do destinatário.

“Melhorar a experiência do usuário é um desafio constante aos e-commerces, e essa ferramenta veio para contribuir, solucionando a barreira do tempo de compra”, afirma Weslley Ribeiro, fundador da fintech. Outro diferencial da funcionalidade é que o consumidor pode efetuar o pagamento em qualquer estabelecimento que aceite o documento, como bancos e casas lotéricas, sem restrição de bandeiras ou instituição financeira.

Ainda, os lojistas que têm o hábito de enviar lembretes via SMS e e-mail ou fazer telefonemas para lembrar o comprador sobre o vencimento do boleto – artifício oferecido pela PagHiper –, podem abandonar essa rotina, economizando recursos. Também há menor risco de perder a venda, caso o cliente esqueça, não tenha tempo de fazer o pagamento ou até mude de ideia. Dessa forma, diminui-se o índice de desistência e aumenta-se a movimentação da empresa.

O fundador da fintech recomenda, porém, cautela na liberação de entrega do item sem a confirmação do banco, já que há incidência – mesmo que muito baixa – de pedidos cujos pagamentos não são concretizados. “É possível que haja erros no depósito ou até pagamentos falsos, já que é difícil medir o perfil do consumidor no comércio virtual. Portanto é importante ter cautela para evitar prejuízos financeiros”, afirma Weslley. O ideal é já separar o produto no estoque quando “reservado”, para agilizar a remessa e enviar com mais agilidade.

Lançada no final de janeiro, a funcionalidade da PagHiper não tem nenhum custo adicional aos usuários da solução, que já somam quatro mil lojistas de diversos segmentos em todo o Brasil. A meta é dobrar de tamanho em 2019.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *