Cinco dicas para fidelizar clientes no salão de beleza

Cinco dicas para fidelizar clientes no salão de beleza

Numa época em que as pessoas se preocupam mais com a estética, a abertura de um salão de beleza exige bastante atenção. Afinal, é nesse local em que se muda o visual, principalmente no embelezamento, seja das mãos, dos pés, dos cabelos ou sobrancelhas. Esse é um setor que cresce bastante, principalmente voltado ao público feminino, resultado também do aumento da participação da mulher no mercado de trabalho. Para entrar neste tipo de negócio é preciso observar o público-alvo, o estilo de atendimento, a equipe de profissionais e o tipo de serviço que será oferecido.

Conforme levantamento do Sebrae, serviços envolvendo embelezamento, como cabeleireiros, manicure, pedicure, depiladores, estão entre as 25 atividades desenvolvidas por Microempreendedores Individuais (MEI) que mais cresceram nos últimos quatro anos, passando de 472,5 mil em 2014 para 830,5 mil em 2018 – o que representa um crescimento de 76% no período. Além disso, o negócio é apontado como um dos que estão em expansão este ano, conforme levantamento feito pelo Sebrae.

O interessado deve definir bem o tipo de estabelecimento e o público-alvo. Uma clientela mais selecionada, por exemplo, de alto poder aquisitivo, vai exigir um serviço luxuoso, com um vasto leque de serviços, espaços requintados e muitos funcionários. Um público com tempo escasso exige um conceito mais simples, contudo sempre optando pela qualidade dos serviços. Então, para criar uma identidade própria é importante analisar as necessidades básicas da clientela.

Confira cinco dicas para montar e manter um salão de beleza e acompanhe também as sugestões do Canal do Sebrae no YouTube:

1 – Relacionamento com clientes

Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e também promover a fidelização ao salão de beleza. Para isso é necessário que se tenha também um atendimento diferenciado. Os clientes precisam perceber que seu ambiente é planejado para a boa execução dos serviços. Uma dica é oferecer serviços de conveniência, que podem ser uma boa alternativa para tornar seu negócio mais desenvolvido.

2 – Qualidade e normas

Estar atento à qualidade dos serviços que você oferece e à atualização dos produtos e das técnicas utilizadas no salão são fatores essenciais para a sobrevivência do negócio. É preciso conhecer as normas técnicas e sanitárias, pois isso é um dos fatores-chave de sucesso em salões de beleza.

3 – Marca e reputação

Sua marca deve estar direcionada ao nicho de mercado que atende e às tendências. Sua reputação vem da percepção do cliente em relação ao seu negócio. A diversificação e a divulgação são fatores-chave para o segmento. O primeiro passo para definir uma boa estratégia promocional é identificar quem faz parte do seu público-alvo.

4 – Equipe e controle

Prevalecer a saúde da sua equipe, apoiar a atualização de conhecimentos técnicos e estimular o uso de portfólio, pode trazer ganhos de produtividade ao seu negócio e tendem a fidelizar seus clientes.

5 – Controle financeiro e de estoque

Esteja atento, principalmente, ao que se refere ao controle financeiro e de estoque, pois a falta de planejamento ou de gestão pode ser fatal para o seu negócio.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *