Profissionais de TI são os freelancers mais buscados pelas empresas

Profissionais de TI são os freelancers mais buscados pelas empresas
Hands of businesswoman sitting at table with documents and using laptop in office

Levantamento da Workana aponta as áreas mais requisitadas para projetos; 73% se capacitam no ambiente digital São Paulo, setembro de 2019 – Um estudo realizado pela Workana, maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, revela que as categorias mais contratadas para trabalhos freelancers estão relacionadas com o mercado digital, como é o caso de TI e Programação (46,8%) e Design e Multimídia (24,8%). Os dados são do Relatório do trabalho independente e empreendimentos, realizado anualmente pela Workana, e avaliam o mercado no ano de 2018.

No relatório de 2017, a porcentagem de profissionais de TI e programação era de 30%, o que aponta que os pedidos de projetos não param de crescer. Dentre os profissionais da plataforma, apenas 19,3% dos profissionais são da área de TI e programação, o que, de acordo com Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana, aponta uma boa oportunidade para profissionais que têm afinidade com a área. “Qualificação e desenvolvimento de habilidades específicas, como linguagens de programação, são pontos essenciais para quem quer se destacar no mercado. Há empresas realmente brigando pelos melhores trabalhadores, não é difícil se destacar neste setor que cresce exponencialmente”, aponta o especialista.

Já o ranking dos profissionais mais buscados segue com Design e Multimídia (24,8%), Tradução e Conteúdo (13,8%), Marketing e Vendas (11,9%), Suporte Administrativo (1,8%) e Engenharia e Manufatura (0,9%).

O nível de especialização é um dos componentes fundamentais para os profissionais freelancers e os dados apontam que 74% dos programadores possuem nível superior completo e mais 12% já com título de pós graduação. Enquanto 8% concluíram ensino médio e outros 6% contam cursos técnicos ou profissionalizantes.

O relatório também analisou o grau de expertise quando os projetos são dedicados à área de design e multimídia: 34% tem ensino médio concluído, 50% possui formação universitária, cursos técnicos ou profissionalizantes totalizam 9% dos profissionais e apenas 7% são pós graduados.

Já em relação ao nível especialização dos profissionais de Marketing e Vendas, conclui-se que 27% deles completaram o ensino médio, 48% são graduados, enquanto 12% fizeram cursos técnicos e 13% têm título de pós graduação.

A categoria de Tradução e Conteúdos conta com 25% dos profissionais com ensino médio completo, 51% deles com grau universitário completo, 8% possuem cursos técnicos ou profissionalizantes e 16% têm nível de pós graduação. Este último, é o maior percentual de profissionais pós graduados entre todas as outras categorias de projetos.

Para compreender ainda melhor a questão da busca por conhecimento pelos profissionais da Workana, o relatório revela também que os freelancers dedicam muito tempo a capacitação extra curricular, já que 73% consultam informações no ambiente digital – conhecido por e-learning – com avaliações positivas desta experiência. Enquanto 58,5% disseram completar seu repertório a partir de livros, revistas e jornais. Outros 34,8% investem em cursos para continuarem se especializando na área de atuação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *