Consumidores exigem mais investimentos na inovação de materiais para confecções

Consumidores exigem mais investimentos na inovação de materiais para confecções

Estudo realizado pela Lycra apontou a importância de as empresas do setor têxtil e de confecção inovarem em materiais para conquistar consumidores. De acordo com a pesquisa, entrevistadas do sexo feminino de cinco países indicam um dos motivadores na hora da decisão e compra do denim: a capacidade de mover-se confortavelmente e a retenção duradoura da forma do jeans. Os resultados apontam que há uma lacuna entre as expectativas das entrevistadas e a experiência com as roupas disponíveis no mercado.

Segundo o gerente técnico da Lycra, Rodolfo Cardoso (foto), o dado é um importante indicativo da necessidade de inovação em materiais. A temática é abordada durante painel que abre o congresso. De acordo com um dos convidados para a discussão, o gerente do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras (Senai Cetiqt), Paulo Coutinho, as maiores tendências mundiais que englobam a inovação em fibras são as sintéticas funcionais.

A Rhodia inova nesse setor há anos. Uma parceria da empresa com a marca de streetwear Alto Giro para o festival WeAr Brasil do ano passado apresentou protótipo futurista que agregava funcionalidades dos fios à tecnologia de carregamento de smartphone. A calça desenvolvida tinha tecnologia capaz de carregar o telefone móvel por indução, sem fio, e foi desenvolvida pela fundadora do evento, jornalista Alexandra Farah.

O painel “A transformação através dos materiais”, acontecerá na terça-feira (22), às 10h30, e contará com a participação do diretor do Setor de Fibras da América Latina (Wood Mackenzie), Carlos H. Gonzalez, do Coordenador Fibrenamics (Universidade do Minho), Raul Fangueiro, e de Paulo Coutinho.

O evento é realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e conta com a parceria estratégica do Senai Cetiqt e apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Os patrocinadores são: Lycra, Nilit Rhodia, Riachuelo, Santanense, Vicunha, Abdi, Abrafas, Abrapa, Banco do Brasil, Canatiba, Castanhal, Cedro, Cia Hering, Corttex, Firjan, Future Print, Hondadef Advogados, Rosset, Santista, Sinditextil — SP, Trutzschler, Altenburg, Anea, Audaces, Dohler, Golden Technology, Jolitex Denin, Paramount, TBM, Tremembé, Unifi, ABTT, Adatex, Alpina Têxtil, Cia Industrial Textil, Dini Têxtil, DyStar, Focus Têxtil, Jolitex, Lafer Lins, Lunelli, Marcel Phillipe, Operacional Solution, Saltorelli, Sancris, Santiago Corretora, SCMC, Tear Textil, Universal, além do apoio de mídia da Costura Perfeita, Guia Jeanswear, World Fashion e MJC Textilia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *