Como se tornar CEO antes dos 40 anos

Como se tornar CEO antes dos 40 anos
Muita responsabilidade, preparo e dedicação. Esses são algumas das atitudes esperadas de um executivo-chefe – ainda mais em tempos de incertezas como esse em que estamos vivendo. Mas quando pensamos nos CEOs das empresas que conhecemos, o que vem a mente de muita gente são pessoas mais velhas, acima dos 40, com um perfil nada moderno.
 
“Estar à frente de uma empresa nos leva a enfrentar uma rotina repleta de desafios e escolhas difíceis, algo que muitos consideram que alguém mais jovem não está preparado para fazer”, diz Diego Siqueira (foto), 36 anos, CEO da TG Core.

Média de idade é 53,6 anos

 
Para se ter uma ideia, a média de idade de CEOs no país é de 53,6 anos – é o que mostra um levantamento feito pelo jornal Valor Econômico com 70 empresas que compõem o Ibovespa.
 
“Organização e discernimento na hora de lidar com conflitos dificilmente são atitudes atribuídas aos mais jovens – então é como se estivéssemos quebrando tabus no mercado de trabalho”, completa Giovanna Dutra, 36 anos, também da TG Core. Com um time jovem à frente da empresa do setor financeiro, a asset management se destaca ao se manter aberta para inovações e conectada com as novas tecnologias e o mundo atual.

“Ao invés de ficarmos reféns do passado, buscamos nos adaptar à realidade em que estamos vivendo – nessa época de quarentena e isolamento social, por exemplo, adotamos medidas inovadoras, como contratação de funcionários de maneira online e lives para conversar com nossos investidores a fim de mantê-los informados sobre seus fundos”, comenta Diego Siqueira.
 
Além disso, competência emocional e liderança sem autoritarismo são outras características atribuídas aos CEOs mais jovens.

Sem perder de vista a eficiência e os bons resultados, é preciso desenvolver a capacidade de trabalhar com diferentes estilos de colaboradores – incentivá-los e estar lado a lado da equipe, faz a diferença, assim como entender o contexto da empresa e perceber as oportunidades que aparecem durante a sua gestão.
 
“Saber lidar da melhor maneira possível com todo o quadro de funcionários, conhecer bem sua equipe e sair da zona de conforto, estudando não só sobre sua área, mas sobre tudo o que engloba ser responsável por uma empresa, é um grande diferencial para ser um CEO de sucesso”, finaliza Giovanna Dutra.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *