Magalu e Caloi lançam bicicleta para ajudar o Brasil a se movimentar

Magalu e Caloi lançam bicicleta para ajudar o Brasil a se movimentar

 Em um ano marcado pela pandemia de Covid-19 e pelo isolamento social, Magalu e Caloi, duas empresas ícones em seus respectivos setores, se juntaram para lançar a Essencial, modelo de bicicleta desenvolvido, fabricado e distribuído em tempo recorde para ajudar o país a voltar a se movimentar após o pico da crise.

A Essencial começou a ser vendida nesta quarta-feira (9) no superapp, no site mobile e nas lojas físicas do Magalu. Todo o lucro obtido com a comercialização da Caloi Essencial, cerca de R$ 2 milhões, será revertido para o Projeto Florescer, que tem como objetivo melhorar a situação do acesso à água e ao saneamento básico, instalando lavatórios de água em comunidades carentes de diversas regiões do Brasil.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, em 2020, 35 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água no país. Esse número é uma das grandes preocupações em relação à Covid-19, doença que tem como principal meio de prevenção a lavagem de mãos.

Homenagem a trabalhadores

O nome do modelo nasceu como uma homenagem aos trabalhadores brasileiros que, mesmo em meio à pandemia, tiveram de ir às ruas para prestar os chamados serviços essenciais. São médicos, enfermeiros, entregadores, lixeiros, funcionários de empresas que produzem alimentos, agricultores, entre outros que não permitiram que o Brasil parasse.

Com a pandemia, foi possível valorizar ainda mais os profissionais que não puderam ficar em casa. As pessoas que se locomovem de bicicleta até o trabalho e os entregadores que a utilizam como meio de sustento, tiveram a sua importância ainda mais visível para a população.

Projeto demora apenas 4 meses

O projeto de desenvolvimento da Essencial demorou menos de quatro meses para sair dos desenhos do time de Produtos da Caloi para as lojas do Magalu. Ao todo serão 10 mil bicicletas comercializadas pelas empresas, que conseguiram em conjunto lançar a bike de melhor custo-benefício do País, no valor de R$ 399,00.

“A ação dialoga com um dos maiores propósitos do Magalu, o de colaboração com a sociedade. Por meio dessa parceria, será possível oferecer um excelente produto, com preço baixo e a entrega mais rápida do Brasil”, explica Priscila Andorno, Diretora Comercial do Magalu.

“Essencial é sinônimo de vital, indispensável. Bicicleta sempre foi um meio de transporte essencial para a mobilidade, seja nos pequenos, médios ou grandes centros urbanos, mas neste momento de pandemia seu papel é ainda maior na sociedade. Estamos vendo lá fora, principalmente nos países europeus, um grande incentivo ao modal que precisa ser refletido por aqui. Bicicleta traz saúde para quem pedala e ajuda a evitar aglomerações. Além disso, com a Caloi Essencial queremos movimentar a economia, pois sabemos das dificuldades financeiras da população. Seu custo é baixo para tentar fazer com que ninguém fique parado em casa sem trabalho”, afirma Cyro Gazola, presidente da Caloi.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *