Pandemia reduz 12% número de vagas de emprego em novembro

Houve redução de 12% no número de vagas de emprego na comparação de novembro de 2020 em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE). O resultado ainda é consequência da pandemia de Covid-19, com reflexos como diminuição salarial e mudanças nas relações de emprego.

Para Marcelo de Abreu, CEO do BNE, a diminuição de vagas em novembro ocorreu por conta do fechamento de empresas afetadas pela crise econômica. “Diversas empresas tiveram que fechar suas portas ou realizar demissões em massa. Dessa maneira, as organizações ainda estão passando por um processo de recuperação”, explica.

O mês de novembro também foi marcado pelo aumento de casos de Covid-19 no Brasil. Houve aumento de 10,7% nos registros suspeitos da doença na Grande São Paulo, segundo análise da Tracker, ferramenta que monitora o avanço da covid-19 em São Paulo.

“Com o medo da segunda onda e do aumento de casos, as organizações responsáveis se viram com a necessidade de implementar novas medidas restritivas, como a redução de horários para os comércios de cada região. As empresas voltam a ficar receosas para investir ou contratar por esse motivo”, comenta Abreu.

A vacinação em larga escala é a esperança para a recuperação da confiança e a retomada dos empregos. “Não é de hoje que vemos que o mercado de trabalho caminhar lado a lado com economia. É importante que a economia volte a ficar estabilizada para que as vagas de emprego voltem a crescer. A grande esperança é a vacinação em massa”, finaliza Marcelo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *