You are here
Home > Sem categoria > Empresário paranaense está mais otimista

Empresário paranaense está mais otimista

O ándice de Confiança do Empresário Industrial Paranaense (Icei-PR) do primeiro trimestre de 2009 aumentou 2,3 pontos em relação ao último trimestre de 2008 e atingiu 47,2 pontos, informou nesta quarta-feira (06) o Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Apesar da alta em relação ao último trimestre, no comparativo com os três primeiros meses do ano passado, o Icei-PR caiu 13,5 pontos. O ándice de Confiança varia de 0 a 100 pontos. Abaixo de 50, revela pessimismo e acima, otimismo.

A alta do índice em relação ao final de 2008 foi puxada pela melhora do Indicador de Expectativas, que aumentou 5,7 pontos, alcançando 54,6 pontos. O Indicador de Condições Atuais, entretanto, caiu para o menor nível de toda a série histórica pesquisada desde 2004, atingindo 32,4 pontos. Segundo o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Mauílio Schmitt, a  baixa confiança é devida á s condições atuais da economia, cujo índice no Paraná atingiu a 27,3, o menor valor registrado pela indústria paranaense.

A pesquisa do ándice de Confiança do Empresariado Industrial é coordenada em todo o Brasil pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e feita por amostragem. No Paraná, foram consultadas 56 empresas – 27 pequenas, 20 médias e nove grandes – entre os dias 6 e 22 de abril. No Brasil, o Icei alcançou 49,4 pontos neste primeiro trimestre do ano.

Deixe uma resposta

Top