Projeto mobiliza geração Y de Curitiba para investir em negócios sociais
O Projeto Geração Y está mobilizando jovens com perfil empreendedor para fazer parte do projeto e participar do Encontro Geração Y Transformando Gerações, que será realizado neste domingo (30), á s 15 horas, no Memorial de Curitiba. O Projeto visa incentivar jovens entre 18 e 30 anos de idade de Curitiba e Região Metropolitana que tenham interesse de investir num negócio ou projeto social para fazer a diferença e transformar as comunidades em que vivem, assim como suas próprias vidas e das próximas gerações. Â
O encontro contará com debates, discussões e troca de ideias sobre os problemas e desafios enfrentados pelos jovens, o papel da juventude no combate a desigualdade e á criminalidade e o empreendedorismo como alternativa para transformar a realidade dessa geração e das próximas que virão.Para reunir todos os participantes apoiados e apresentar a oportunidade para outros interessados, o encontro objetiva mostrar o potencial do jovem como agente de transformações positivas na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, propondo debates em torno de questões importantes relacionadas á juventude e oferecendo a oportunidade de empreender em negócios ou projetos sociais. Â
Além disso, o encontro é uma ótima oportunidade para quem tem interesse em conhecer os empreendedores apoiados, suas histórias e as experiências vividas por eles desde que começaram o Projeto Geração Y no Laboratório de Ideias.
O Laboratório de Ideias, com duração de 2 meses, é a primeira etapa do Projeto, quando os participantes compartilham, trocam e criam idéias e refletem sobre seus objetivos para o futuro. Durante os encontros os jovens podem repensar seus valores, habilidades talentos de forma a fazer com que a idéia de negócio/projeto corresponda a algo que o jovem goste e tenha interesse em fazer.
Na segunda etapa, com duração de três meses, os participantes têm encontros semanais para pesquisar sobre seus clientes, concorrentes, definir produtos/serviços, pensar em como trazer mudanças positivas para suas comunidades e também definir as estratégias de marketing que serão usadas. Isso tudo pode dar origem a um Plano de Negócios (para quem vai abrir um negócio) ou a um Plano de Ação (para quem vai fazer um projeto social).
Em 2010 foram realizadas três turmas do Laboratório de Ideias nos bairros Uberaba, Capão Raso e Centro de Curitiba. As três turmas retornarão em fevereiro para a segunda etapa do projeto. As primeiras turmas de 2011 serão em Pinhais, Colombo e São José dos Pinhais, mas o projeto também abrirá mais turmas em outras regiões da Grande Curitiba ao longo deste ano.Â