Corretora cria Portal de Robôs para negociação nas Bolsas

A Progress Software Corporation, líder no desenvolvimento de software corporativo para otimizar a eficiência operacional das empresas, acaba de anunciar que a Fator Corretora, controlada pelo Banco Fator e uma das corretoras líderes do país, está adotando o Progress® Apama® Algorithmic Trading em uma nova estratégia de aproximação com os investidores e otimização de negócios no mercado de alta frequência. A empresa, que há cerca de um ano inaugurou uma oferta de algoritmos para clientes institucionais com base nos recursos do Apama, decidiu agora partir para a criação de um modelo de portal de algoritmos até então inédito no mercado. Denominado Fator Robotic Brain, a nova solução consiste em um repositório de estratégias no qual o investidor encontra rapidamente um modelo de algoritmo adequado ao seu modelo de operação.

Através do Robotic Brain, a Fator Corretora vem conseguindo grande agilidade no desenvolvimento de algoritmos personalizados para os grandes clientes institucionais que utilizam sua infraestrutura Apama para a execução de ordens junto á  BM&F Bovespa. Além disto, esta estrutura de portal está viabilizando á  corretora começar a disseminação do modelo de operação por algoritmos junto ao investidor individual a custos balanceados.

O modelo tem sido extremamente bem sucedido, ao garantir ao investidor um ingresso muito rápido no segmento de negociações em alta freqá¼ência a custos otimizados e com resultados rapidamente mensuráveis. Além disso, nossa nova oferta aumenta a liberdade para que o investidor possa mudar rapidamente de estratégia, usando os algoritmos disponíveis como ponto de partida para suas fórmulas proprietárias”, explica Felipe Trindade, head de desenvolvimento de algoritmos da Fator Corretora

Segundo ele, o Fator Robotic Brain posiciona a corretora como uma espécie de central de algoritmos, tornando o uso das facilidades de programação do Apama um dos pilares de inovação estratégica da empresa, no emergente segmento de negociações em alta freqá¼ência.

Na visão de Luís Gustavo Penteado, diretor de Capital Market da Progress Software Brasil, as inovações apresentadas pela Fator Corretora, a partir dos recursos do Apama, mostram o quanto o mercado de negociações por algoritmos vem evoluindo no Brasil num prazo de apenas dois anos. ”Falar em algoritmos customizáveis há pouco tempo atrás pareceria um contra-senso. A iniciativa da Fator Corretora ajuda a desmistificar o negócio de algo-trading, apresentando esta modalidade de forma cada vez mais natural para comunidade das bolsas”, comenta Menezes.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *