Brasil terá plataforma online da Escola de Consumo Responsável

O Brasil contará com uma plataforma online para ampliar o alcance de conceitos como consumo responsável de sacolas plásticas (além de outros materiais reaproveitáveis), assim como seu descarte adequado. A Escola de Consumo Responsável online é uma iniciativa de entidades representativas da indústria, do comércio e dos trabalhadores e da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), cidade pioneira na gestão de resíduos sólidos e em questões voltadas á  sustentabilidade.

O objetivo é levar a todas as regiões do País as informações científicas, esclarecimentos sobre mitos e fatos, os conceitos de sustentabilidade e as boas práticas de consumo e descarte. A metodologia da Escola de Consumo Responsável irá contemplar treinamento á  distá¢ncia, via Internet, com material didático, games e quadrinhos educativos.

Esta ação é parte dos esforços de todos os segmentos envolvidos para promover a educação da população. A defesa do meio ambiente só será eficaz se as ações partirem de princípios educativos. O banimento de sacolas plásticas não resolve e causará sérios problemas ambientais, econômicos e sociais”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos e do Instituto Nacional do Plástico (INP).

A Escola de Consumo Responsável é parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, cujo objetivo é promover o uso de sacolas plásticas mais resistentes produzidas de acordo com a Norma ABNT 14937, evitando assim o uso em duplicidade e sua subutilização. A Escola também envolve o treinamento dos colaboradores do varejo para orientar a população sobre o consumo responsável das sacolas plásticas, dicas de reuso e de descarte adequado. Desde que foi criado, o Programa contribuiu para a redução total de 4 bilhões de sacolas plásticas.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *