Fiep lamenta manutenção de índice de reajuste do mínimo regional para 2013

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lamentou a manutenção do estabelecimento prévio dos índices de reajuste que serão aplicados ao salário mínimo regional em 2013. Nesta quarta-feira (25), diretores da entidade estiveram na Assembleia Legislativa, onde se discutia o projeto de lei do governo do estado que estabelece um aumento de 10,32% para o piso regional em 2012, além de já determinar o reajuste do próximo ano. Não somos contra os trabalhadores e não questionamos mais o índice a ser aplicado este ano no mínimo regional”, afirmou o vice-presidente da Fiep, Evaldo Kosters. O que questionamos é a antecipação de um índice que só vai ser aplicado daqui a um ano, quando não saberemos como estará o cenário econômico. O que defendemos é a livre negociação entre trabalhadores e empresários em seu devido tempo”, acrescentou Kosters. Além dele, o também vice-presidente Aurélio Sant’Anna representou a Fiep na Assembleia. Presidentes e executivos de sindicatos empresariais também acompanharam a sessão.

O projeto de lei enviado pelo governador Beto Richa á  Assembleia estabelece que o salário mínimo paranaense em 2013 terá, além da correção da inflação registrada nos próximos 12 meses, um aumento real de 5,1%, baseado no crescimento do PIB nos últimos dois anos. Temos que considerar que o aumento do PIB está desconectado do aumento da produtividade da indústria, que está em torno de 2%”, justificou Kosters. O índice do próximo ano vai ser confirmado por decreto, sem precisar de nova aprovação pelo Legislativo.

O vice-presidente da Fiep afirmou ainda que a antecipação do índice não leva em conta, também, as dificuldades enfrentadas por diferentes setores da economia. Não podemos medir todos os setores com a mesma régua. A indústria do vestuário, por exemplo, vem sofrendo com a forte concorrência de importados e perde competitividade se tiver que arcar com um reajuste elevado”, disse.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *