Sistema de Crédito Cooperativo opera com um novo modelo de negócios em Curitiba

sicredi.jpgO Sicredi acaba de inaugurar uma nova unidade de atendimento em Curitiba. O empreendimento, que fica na Rua Marechal Deodoro, 869, esquina com a Rua Tibagi, está operando com o modelo de livre admissão, com o qual passa a atender toda a população de Curitiba. Assim, o Sicredi pode oferecer sua completa gama de produtos, como cartões, seguros, empréstimos, consórcio, investimentos, entre outros, a todos os moradores da capital paranaense.

As cooperativas de crédito são uma opção em relação aos bancos tradicionais. “Elas são sociedades de pessoas e não de capital. Além disso, o poder de decisão é dos associados”, explica o presidente da Central Sicredi PR/SP, Manfred Dasenbrock. Segundo o WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), do qual Dasenbrock é membro, existem mais de 51 mil cooperativas de crédito no mundo.

Outra diferença é que o objetivo principal é prestar serviço aos cooperados, que são sócios do negócio. Ao final de cada ano fiscal uma parte do lucro é dividida entre os associados e a outra é investida na região na qual a cooperativa está inserida. Atualmente, 7,8% da população economicamente ativa do mundo é associada a uma cooperativa de crédito, ou seja, mais de 196 milhões de pessoas.

Atualmente, 39 cooperativas fazem parte da Central Sicredi PR/SP, totalizando mais de 400 unidades de atendimento, 534 mil associados e R$ 7,1 bilhões em ativos totais. As sobras obtidas nas operações são devolvidas ao capital social dos associados, seguindo o modelo de atuação do Sicredi.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *