A importância do cartão de visita na prática de networking

200131286-001O cartão de visita é hoje o objeto mais tangível da prática de networking, já que o primeiro contato entre profissionais se dá através da simples troca de cartões. É através de um pequeno retângulo de papel, que ficarão disponíveis informações para abordagens posteriores. Por isso, é importante que o cartão de visita seja uma peça identificadora e comunique mais do que informações de contato.

Antes de mandar fazer um cartão de visita, é fundamental observar alguns itens.  Por exemplo, os cartões devem ser impressos em uma gráfica. Nenhum profissional de verdade, deve usar cartões impressos em casa, a não ser que seja alguém da área de design e saiba muito bem o que está fazendo. Já o momento adequado para a troca de cartões é o início da conversa. Não espere que a pessoa com quem esteja falando entregue primeiro o cartão. Se ela não lhe der ou não tiver um cartão, mesmo assim entregue o seu, e tome nota dos seus dados. Agora preste atenção para o detalhe: nunca use seus próprios cartões para isso.

E quando receber um cartão leia-o imediatamente. É muito chato quando damos um cartão, e a pessoa o enfia no bolso ou fica com ele na mão, e logo depois pergunta: “como é seu nome mesmo?”. Portanto não faça isso. Leia o cartão no momento da entrega.

Quanto ao cartão de visitas ideal, ele deve incluir o nome completo, ou a forma pela qual o profissional ou empresário é conhecido no mercado em que atua. Ele deve trazer o nome da organização, (ou no caso de consultores e autônomos, apenas o nome), o endereço físico, telefone corporativo, fax (se for o caso), e-mail e endereço do  site. E evitar imprimir dados básicos no verso do cartão, caso contrário uma parte delas se perderá no momento em que for arquivado em uma daquelas famosas pastas porta cartões.

Outro ponto importante: um cartão de visitas jamais deve ser rasurado. Se alguma informação mudar ou sair errado, novos cartões devem ser impressos. Nada de corrigir com caneta qualquer informação que mudar!

Com relação as cores e fontes,  nada de misturas. Simplicidade é a palavra  chave, e idealmente deve haver espaço sobrando para que alguém possa fazer anotações no seu cartão sobre qualquer conversa ou outro dado sobre você.

Jamais entregue um cartão amarrotado para alguém. Pior ainda: sujo ou “envelhecido” por estar jogado num canto da gaveta ou da carteira. E,  por último, carregue sempre os cartões de visita com você.  A famosa frase “estou sem cartões” demonstra falta de  profissionalismo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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